O estado de Goiás deve produzir na safra 2024/2025, 155,6 mil toneladas de produção de arroz conforme os dados da edição de dezembro do Agro em Dados.
Na ocasião, a estimativa é de que o cultivo do cereal cresça 19,6% em relação à safra anterior alcançando o recorde da série histórica da produção goiana, de forma que o estado mantenha a sexta posição no ranking nacional.
Produção de arroz em Goiás
Com base no titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende, as previsões bem como o desempenho alcançado na última safra, demonstram que o estado está explorando cada vez mais satisfatoriamente o potencial para o cultivo de arroz.
De acordo com ele, o cenário é positivo não apenas no âmbito econômico, mas também no que diz respeito à segurança nutricional, uma vez que o arroz é um item essencial para a conquista da soberania alimentar em Goiás e no Brasil.
Quanto ao valor bruto de produção (VBP) do arroz em Goiás em 2024, a expectativa é de um aumento de 31,1% em relação ao ano anterior, chegando a R$ 263,3 milhões.
Por sua vez, no ranking estadual, Flores de Goiás, São João d’Aliança e São Miguel do Araguaia compõem o pódio dos destaques municipais na produção do último ano.
Principais safras
Conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a soja, milho, arroz e feijão apresentam as maiores estimativas previstas para 2025.
A área a ser colhida é de 79,1 milhões de hectares, o crescimento é de 1,6% frente à área colhida em 2023, com aumento de 1,2 milhão de hectares e acréscimo de 0,5% (416,4 mil hectares) em relação a outubro.
Por sua vez, o milho e a soja, os três principais produtos somados, representam 92,1% da estimativa da produção e respondem por 87,2% da área a ser colhida.
- Agronegócio: Agropecuarista é preso suspeito de aplicar golpe de R$ 1,6 milhão em fazendeiro de Goiás