agro2-Logo-preta

Tomate: saiba quais são os benefícios que o fruto pode trazer para a saúde

Alimento é um dos mais versáteis e nutritivos, pois é fonte de licopeno, um poderoso antioxidante, e de substâncias anti-inflamatórias, vitaminas A, C, K e do complexo B e minerais.

tomates

O tomate é um fruto indispensável na salada do brasileiro, além de estar presente no molho de massas e ser bem presente no cardápio de todo país.

O alimento é um dos mais versáteis e nutritivos, pois é fonte de licopeno, um poderoso antioxidante, e de substâncias anti-inflamatórias, vitaminas A, C, K e do complexo B e minerais. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes possui o tomate.

Agricultura: Como iniciar o plantio de tomates e ter lucratividade com o cultivo

Independente se é consumido cru, cozido ou processado, seu consumo traz diversos benefícios para a saúde. Por isso separamos 10 benefícios para você incluir de vez o tomate em sua dieta.

Molho de tomate

Molho de tomate – Foto: A Lavoura / Reprodução

10 benefícios do tomate

1. Proteção solar: Por ser rico em licopeno (oxidante), torna a pele mais resistente aos danos causado pelos raios UV.

2. Pele: Ajudar a minimizar poros dilatados, além de auxiliar no combate e cicatrização de acnes e leves queimaduras.

Cultivo: Hortaliças registram nova alta nos preços, aponta Conab

3. Visão: Rico em vitaminas A e C, que são benéficas para a visão. Outra vantagem é que o tomate pode reduzir os riscos de catarata.

4. Ossos: A presença de vitamina K e cálcio fortalece e repara os ossos, ajudando assim no combater a osteoporose.

5. Cabelos: Acidez e vitaminas presentes no fruto ajudam no equilíbrio do pH no cabelo, além de dar força e brilho aos fios.

Economia rural: Crédito rural: entenda o que é, quais são os benefícios e como ter acesso

6. Glicose: Por ter baixo valor calórico e ser fonte de cromo, que ajuda os diabéticos a regular a glicose.

7. Anticâncer: Estudos apontam que o consumo de tomate auxilia a reduz os riscos de câncer de próstata, pulmão e estômago.

9. Pressão arterial: O potássio presente no fruto ajuda a baixar a pressão. Já a vitamina C e os antioxidantes são ideais para a saúde cardiovascular.

10. Dores crônicas: Por conter bioflavonoides e carotenoides, o fruto pode contribuir na redução de infamações e no alivio das dores.

Produção nacional

tomates

Tomates frescos – Foto: Claudia / Reprodução

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE), o Brasil está entre os dez maiores produtores mundiais de tomate.

Saúde: Entenda porque a acerola é uma importante aliada na manutenção da saúde

Aproximadamente 60 mil hectares destinados ao cultivo do fruto são para atender as demandas da indústria, que visa a fabricação de polpa, extrato e ketchup.

Os estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Paraná são os maiores produtores brasileiros de tomate, sendo Goiás o líder em frutos para produção industrial.