Os temperos estão presentes no dia a dia da culinária brasileira e dão um sabor especial aos pratos. É fato que tê-los à disposição faz toda a diferença na cozinha. Por isso, separamos dicas dos melhores temperos para cultivar em casa.
Saborosas, as ervas e plantas podem ser perfeitamente plantadas em vasos e espaços menores, sendo ótimas para manter dentro de casa ou apartamento. Além de saudáveis, os temperos naturais são muito mais saborosos que os temperos prontos e processados.
Ficou curioso? Acompanhe as dicas para fazer uma boa horta de temperos.
Melhores temperos para cultivar em casa
1- Alecrim
Esta erva de origem mediterrâneo é muito versátil e resistente e combina bem com cordeiro, peixe, molho vermelho, pão e massas, entre outros. Com diversas propriedades digestivas, diuréticas e antidepressivas, o alecrim também auxilia na digestão de alimentos, no tratamento de dor de cabeça e ansiedade.
2- Cebolinha
A cebolinha é um clássico na cozinha e na horta brasileira. Ela pode ser usada para fazer uma variedade de pratos orientais e para temperar saladas, sopas, molhos e até manteiga. Ela também da um toque especial em receita com ovos, como omeletes e suflês.
3 – Coentro
O coentro pode ser inconsistente entre os gostos brasileiros, mas muitas cozinhas usam a erva. É o caso de vários pratos do México, Índia e nordeste do Brasil. Ele está presente em saladas, massas, ensopados, sucos, chás e como base para o tempero curry. Além da culinária, o coentro tem propriedades medicinais incríveis, como a redução de níveis de progesterona para melhora da fertilidade, auxilia em problemas de gastrite, dores reumáticas e nas juntas.
4 – Hortelã
A hortelã-pimenta é uma planta curinga e suas folhas podem ser usadas como condimento, principalmente na culinária árabe, sucos, bebidas, chás e remédios caseiros. A erva também possui propriedades medicinais e ajuda a diminuir gases intestinais. Ela é rica em vitaminas A e C, e minerais, como ferro, cálcio, fósforo e potássio.
5 – Manjericão
O manjericão também é um clássico da culinária, porém da italiana e um ótimo condimento. Dá sabor a molhos e massas de uma forma diferente, tem propriedades medicinais e ainda deixa a cozinha com um cheirinho incrível. Ela ainda possui propriedades antiespasmódica, digestiva, diurética, sedativa e antioxidante, ajudando a prevenir problemas de saúde, como gripe, pressão alta e insônia.
Curtiu as dicas? Que tal fazer uma horta de temperos?!