Quem somos

SOBRE O AGRO2

Fundado em 2021 pelo empresário Samuel Victoy, o Agro2 tem como sócios o empresário Lucio Poncioni e o engenheiro agrônomo Pedro Maia.

Criado para ser o maior canal de comunicação do agronegócio no Brasil, o Agro2 promove o cenário brasileiro por meio de ações educacionais e difusão de conhecimentos específicos nas áreas de agricultura, meio ambiente, agropecuária, economia, direito e muito mais.

Comprometido com os princípios éticos e legais, o Agro2 atua em favor da democracia, liberdade de expressão e justiça social, com jornalismo feito com credibilidade, qualidade e imparcialidade.

PROPÓSITO E COMPROMISSO

O Agro2 tem como compromisso produzir um jornalismo sério, de relevância e imparcial, buscando diversas perspectivas da informação, sempre pautado pela verdade. Para estimular a reflexão, o Agro2 abre espaço para diferentes opiniões sobre o segmento, promovendo um debate construtivo e respeitoso.

Com objetivo de ser líder no ramo, o Agro2 preza por profissionais de excelência, querendo ser reconhecido como uma marca de credibilidade, inovação e valorização.

PRINCÍPIOS EDITORIAIS

O Agro2 é impulsionado por sua própria tecnologia, fonte de informação, cultura e entretenimento voltada para o público do agronegócio brasileiro.

Somos pautados pelo respeito à verdade, aos princípios éticos jornalísticos e pelo exercício de ouvir diferentes pontos de vista para a construção de uma informação. Todos os fatos são tratados com imparcialidade e responsabilidade, respeitando a intimidade, vida privada e imagem das pessoas.

Praticamos o respeito à diversidade em todas as áreas. Buscamos também desenvolver pessoas e administrar os conflitos respeitando as diferenças e o trabalho em equipe. Prezamos sempre pelo compromisso assumido com as fontes de informação, inclusive com o sigilo da fonte quando necessário.

Não publicamos notícias falsas. Informações incompletas ou inexatas que, porventura, venham a ser divulgadas, são corrigidas o mais rápido possível, deixando explícito o erro cometido, assim como sua data de publicação.

MANUAL DE CONDUTA

O Agro2 é pautado por valores morais e éticos, promovendo a valorização das pessoas e cidadania, inclusão social e interação das comunidades. O ambiente de trabalho é e deve ser respeitoso em todas hierarquias trabalhistas, garantindo a igualdade de tratamento entre os colaboradores no exercício de suas funções.

Não admitimos qualquer ato de preconceito ou que configurem assédio, seja moral ou sexual. Acreditamos que todos indivíduos são dignos de serem tratados com igualdade, independentemente do sexo, idade, gênero, religião, crença, orientação sexual, estado civil, condição social, raça ou nacionalidade.

Todos os colaboradores do Grupo devem respeitar as condutas da empresa e não usar o cargo em benefício próprio ou para intimidar colegas. A relação com terceiros sempre deve ser pautada pelo respeito, igualdade e transparência; e todos devem ser ouvidos com cordialidade e presteza.

O Agro2 é pautado ainda pelo respeito à verdade e moralidade, por isso, os jornalistas devem ouvir diferentes pontos de vista, dando voz a todos os envolvidos, levando a informação com comprometimento aos princípios éticos e legais, em favor da democracia, liberdade de expressão e da justiça social.

AUTORES E CRÉDITOS

No Agro2, todos os editores, repórteres, redatores e colunistas assinam as publicações com conteúdo original, sejam os exclusivos ou aqueles que apresentem novas informações sobre fatos já relatados. Os textos assinados como “Agro2” são aqueles produzidos com informações de parceiros, ou seja, que não contenham informações originais ou fatos novos.

A decisão da assinatura adequada é do diretor (a) de conteúdo. A orientação é que seja discutido com os responsáveis a assinatura adequada para cada publicação. Prezamos ainda pelos créditos aos devidos autores de imagens, vídeos e fotos, citando o nome do autor ou fonte dos registros.

FONTES ANÔNIMAS

O Agro2 conquistou sua credibilidade no mercado devido a sua incessante preocupação pela veracidade das notícias publicadas. Prezando pela ética e pelo princípio das boas práticas do jornalismo, o site não trabalha com fontes anônimas. Todas as informações anônimas que chegam à redação servem apenas como fio condutor para uma profunda apuração em torno da confirmação da notícia com o maior número de fontes possíveis.

O Agro2 trabalha apenas com fontes conhecidas e que conquistaram sua credibilidade durante o relacionamento com os nossos jornalistas, mas algumas delas, ou em alguns momentos, preferem se manter no anonimato. Respeitamos o direito da fonte da sua identidade não ser revelada, prática assegurada pela Constituição brasileira. Porém, destacamos que são de pleno conhecimento de quem são pela direção do site.

Conforme as diretrizes do Agro2, não serão aceitos no anonimato comentários pejorativos sobre o caráter ou reputação, declarações depreciativas ou qualidades pessoais de indivíduos ou instituições. As exceções serão cuidadosamente analisadas pelo time de diretores de conteúdo.

TIPOS DE TEXTO

A produção de textos do site Agro2 abrange conteúdos informativos, opinativos e interpretativos textuais e audiovisuais. Com a missão de levar tudo sobre o agronegócio com clareza e respeito aos leitores e usuários, o Agro2 classifica o conteúdo abordado em suas plataformas nas seguintes categorias, visualmente identificadas em suas publicações:

  • Notícias: Publicações originais checadas e apuradas com toda credibilidade jornalística, produzidas pela equipe do Agro2 sobre os fatos e acontecimentos mais relevantes do agronegócio nacional e internacional.
  • Reportagens: Conteúdo jornalístico mais completo e trabalhado, com base nos relatos diretos dos fatos narrados por quem viveu de fato as histórias. Além de informar, o objetivo é também formar opinião. Todos os textos são produzidos pelo time de jornalistas do Agro2.
  • Entrevistas: Com objetivo de dar mais credibilidade e precisão aos fatos e acontecimentos noticiados, o Agro2 realiza entrevistas com especialistas de todos os segmentos do agronegócio. As entrevistas são fundamentais para a difusão do conhecimento, formação de opinião e posicionamento crítico da sociedade.
  • Artigos: Com característica atemporal, os artigos abordam temas de interesse público de diversos segmentos do agronegócio nacional e internacional. No Agro2, os artigos são assinados pelo autor.
  • Conteúdos patrocinados: Tratam-se de conteúdos de interesse público divulgados por empresas ou instituições. Todos os materiais passam por uma rigorosa interpretação do time Agro2, atendendo às políticas editoriais do Portal. No site, estes artigos são devidamente identificados com a tag “Conteúdo Patrocinado”.
  • Colunas: Textos produzidos pelo time de colunistas do Agro2 sobre determinado assunto relacionado ao agronegócio. A periodicidade de publicação é diária, semanal ou mensal. No Agro2, todos os textos são assinados pelos próprios colunistas.

A seleção de pautas incluem os seguintes critérios de noticiabilidade (valores-notícia):

  • Atualidade;
  • Inusitado;
  • Misterioso (que suscita dúvidas e interrogações);
  • Notoriedade (pessoas públicas, famosas);
  • Proximidade geográfica (assuntos referentes ao estado de Goiás ou que envolvam goianos);
  • Proximidade: (o que nos toca física, mental ou psicologicamente);
  • Interesse público;
  • Interesse humano;
  • Relevância;

CONTEÚDO PATROCINADO

O conteúdo patrocinado é o formato ideal para marcas e empresas de todos os segmentos que desejam explorar as oportunidades de mercado, gerando maior credibilidade, audiência qualificada, interação com o consumidor e implementação de melhores estratégias.

No Agro2, todos os conteúdos deste tipo são marcados obrigatoriamente com a tag “Conteúdo Patrocinado”. Eles passam por uma rigorosa avaliação e só são publicados se estiverem de acordo com a linha editorial e outras diretrizes do Agro2.

Os artigos publicados são enviados pela própria empresa, não sendo produzidos pela nossa equipe de jornalistas. Mais informações sobre conteúdo patrocinado devem ser solicitadas para a equipe comercial, através do e-mail: comercial@agro2.com.br.

ERRATAS E CORREÇÕES

O Agro2 possui uma política de retificação, que será feita com presteza e sem eufemismos. O objetivo é reconhecer os erros e corrigi-los o mais rápido possível.

As correções serão identificadas aos leitores no próprio texto, com uma nota sobre a errata, fazendo referência ao conteúdo original incorreto.

Garantimos ainda um espaço para retratação, com destaque proporcional, aqueles que se sentirem prejudicados com quaisquer atos cometidos em relação aos conteúdos do Agro2.

Ressaltamos que quaisquer correções ou dúvidas em relação ao conteúdo devem ser informadas à equipe do Agro2 através do endereço eletrônico redacao@agro2.com.br.

RELAÇÃO COM O INTERNAUTA

O Agro2 incentiva seus jornalistas a manter uma relação saudável, transparente, respeitosa, amistosa, construtiva e aberta a críticas legítimas com os internautas.

Caso sejam vítimas de ofensas e abusos nas redes sociais, o Agro2 recomenda que os jornalistas não respondam e façam o bloqueio do perfil ofensivo.

Nossas redes sociais, jamais serão locais para posicionamentos partidários, ideológicos e pensamentos individuais de jornalistas ou sócios.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

O Agro2 faz parte do Grupo Zoe e a redação está localizada no Edifício Metropolitan Tokyo, na Avenida Deputado Jamel Cecílio, Nº 2690, Sala 708 e 709 – Jardim Goiás, Goiânia – GO, CEP: 74810-100. Nosso CNPJ: 44.185.546/0001-30.

EXPEDIENTE

Conheça quem faz parte do time Agro2 na nossa página de expediente.

FINANCIAMENTO E SUBSÍDIOS

O Agro2 é uma empresa de comunicação de capital fechado, tendo sua receita gerada, na maior parte, por publicidade programática negociada por terceiros. Além de conteúdo patrocinado negociado diretamente com terceiros de forma independente.

POLÍTICA DE DIVERSIDADE

O Agro2 tem como objetivo contribuir para uma sociedade menos desigual e mais representativa, por isso, preza pela política de diversidade, propiciando um ambiente mais plural acerca de identidades étnicas, culturais, religiosas, sociais, de gênero, de orientação sexual e de deficiência.

Por isso, nossa política de diversidade segue os princípios Internacionais dos Direitos Humanos, presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU (DUDH).

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

O Agro2 coleta, através de tecnologia própria, informações e histórico de acesso na web. O compartilhamento é uma escolha do usuário, porém, deixando de compartilhar, alguns serviços no site podem deixar de funcionar. Ressaltamos que não temos acesso às informações pessoais, como nome completo, endereço ou e-mail.

Para ver nossa política de privacidade completa e normas de segurança, acesse a nossa página de Política de Privacidade.

ETIQUETA DE SINALIZAÇÃO DE NOTÍCIAS

  • Conteúdo Patrocinado
  • Agro2
  • Jornalista
  • Colunista

TRABALHE CONOSCO

Com compromisso de realizar uma cobertura jornalística de alta qualidade e com critérios de noticiabilidade, o Agro2 preza por profissionais de excelência, com qualificações profissionais, não importando seu gênero, orientação sexual, religião, cor de pele, origem, idade e aspectos físicos.

Para fazer parte da equipe basta enviar currículo para o e-mail portalagro2@gmail.com, com uma breve apresentação e argumentando o que você pode fazer para contribuir para que o Agro2 seja ainda melhor. Lembre-se de colocar para qual cargo está se candidatando.

Venha fazer parte desta equipe!

SLOGAN

Plantando ideias. Colhendo soluções.

POLÍTICA DE REPRODUÇÃO DE CONTEÚDO

A reprodução de conteúdo jornalístico deve ser feita em respeito à Lei nº 9.610/98, de (Lei dos Direitos Autorais – LDA), conforme o Código de Ética dos Jornalistas.

Todo o conteúdo produzido pelo Agro2 é protegido pela legislação de propriedade intelectual, por isso, a reprodução deve ter expressa autorização da diretoria de jornalismo do grupo, cumprindo todas as recomendações legais.

Para mais informações, envie um e-mail para redacao@agro2.com.br

DIREITOS AUTORAIS

O Agro2 entende como Direitos Autorais aqueles que todo criador de uma obra intelectual tem sobre sua criação. Por isso, toda produção de conteúdo jornalístico, seja imagens, vídeos, áudios ou fotos, são obras protegidas por esses direitos de copyrigth ou direitos reservados.

Os direitos do autor sobre sua obra são garantidos por Lei, conforme previsto no artigo 5º da Constituição Federal . “ Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar”.

A conservação dos direitos autorais também está prevista na Lei nº 9.160 (Lei dos Direitos Autorais -LDA), em vigor desde 1988.

Desta forma, o Agro2 tem todos os direitos garantidos pela legislação brasileira, sendo impedida a redistribuição, utilização ou modificação do trabalho original sem seu consentimento.

O Agro2 reitera que quaisquer reproduções de informações devem ser feitas apenas com os devidos créditos ao Agro2 com o link para a respectiva URL.