De acordo com informações repassadas pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA),as exportações brasileiras de carne de frango totalizam, entre janeiro e novembro de 2021, cerca de 4,198 milhões de toneladas. Para realizar as apurações, considerou-se todos os produtos in natura e processados. Esta quantidade representa um aumento de 9,08% das vendas em relação ao mesmo período do ano passado com seus 3,849 milhões de toneladas.
Os números em relação à receita decorrente das exportações da carne de frango são ainda maiores, para o mesmo período, chegando a 25,3%. Nos onze primeiros meses do ano de 2021, foram arrecadados cerca de US$ 6,944 bilhões contra os US$ 5,543 bilhões de 2020.
Em referência única ao mês de novembro, passaram pelo mercado de exportações 334,7 mil toneladas de carne de frango, sendo este montante 4,5% menor do que o que foi exportado no ano anterior (350,7 mil toneladas). Vale lembrar que para estabelecer o comparativo, é sempre usado o mesmo período.
O faturamento com os embarques de novembro foram de US$ 605,3 milhões em 2021 e de US$ 476,8 milhões em 2021. A partir destes dados, podemos concluir que de um ano para o outro, a receita do mês onze teve uma alta de 26,9% entre 2020 e 2021.
De acordo com o presidente da ABPA, Ricardo Santin, “o Brasil se encaminha, de fato, para o recorde histórico nas exportações de carne de frango, muito possivelmente ampliando a distância em volume para os principais concorrentes. Isto reforça o papel do País como importante player em favor da segurança alimentar”.
Destinos dos produtos
Dentre os principais importadores durante esse ano está o Japão com cerca de 403,5 mil toneladas exportadas, representando um aumento de 8,8% a mais do que os embranques feitos no mesmo período de 2020. Os outros importadores são Emirados Árabes Unidos com 344 mil toneladas (26,4%), África do Sul, com 268,8 mil toneladas (13,3%), União Europeia, com 178,7 mil toneladas (14%) e Filipinas, com 154,8 mil toneladas (158,7%).
Segundo avaliação do diretor de mercados da ABPA, Luís Rua, “as vendas de produtos de maior valor agregado foram mais representativas na pauta externa de carne de frango do Brasil, tendo influência direta na receita de exportações de novembro e dos demais meses do ano”.
*Com informações do Canal Rural