Por ser um cultivo com extrema lucratividade e pouca concorrência, a plantação de amendoins se torna um excelente negócio para os produtores que desejam sair dos cultivos “comuns”. Sendo a matéria-prima principal para diversos alimentos, tais como pé de moleque, paçoquinha e a pasta de amendoim, o produto se torna um cultivo de fácil comercialização.
Embora seja uma das sementes mais consumidas no Brasil, a plantação é pouco explorada pelos produtores rurais, o que torna a lucratividade maior e o número de concorrentes menor. Outra vantagem do cultivo é a diversidade comercial que ele possui, possibilitando assim que o agricultor tenha diversos tipos de clientes.
Como começar a plantação de amendoins
Para ter uma boa colheita, é preciso que os cuidados necessários com o cultivo sejam feitos de forma rigorosa e com qualidade. O desenvolvimento da planta deve ser acompanhado de perto do momento da semeadura até a colheita. Por isso, separamos algumas dicas para auxiliar o produtor que deseja iniciar a plantação de amendoins e ter sucesso no negócio.
Área de plantio
Sendo uma semente tipicamente brasileira, a planta se adapta facilmente as condições climáticas do nosso país. Entretanto, é importante observar alguns pontos no momento da escolha do local onde o cultivo será plantado. É preciso ficar atento se a região de plantio oferece o clima ideal, com temperaturas que varia entre 15ºC a 30ºC, além de chuvas regulares. Em relação ao solo, este deve ser fértil e com boa capacidade de drenagem, pois a raiz não consegue suportar encharcamentos.
Época de plantio
Realizar o plantio na época certa é uma das formas de garantir ao produtos uma colheita bem sucedida, tendo em vista que trata-se de uma planta que não consegue se desenvolver durante todas as épocas do ano. Desta forma, recomenda-se que o inicio do cultivo seja feito entre os meses de setembro e outubro ou fevereiro e março, pois apresentam calor e chuvas regulares que facilitam o processo de germinação. Outra dica é realizar a preparação do solo com antecedência, sendo necessário que a seja limpa e enriquecida com os nutrientes necessários para que a planta se desenvolva bem.
Aquisição de sementes
O plantio de amendoins deve ser feito através da utilização sementes que, por sua vez, podem ser adquiridas em viveiros e casas de cultivo. Recomenda-se que as sementes sejam escolhidas levando em consideração as condições climáticas e o solo da região onde será semeada, bem como a finalidade do produto após a colheita.
É possível encontrar o mercado três variedades de amendoins, sendo elas:
- Amendoim Espanhol;
- Amendoim Valência;
- Amendoim Virgínia.
Vale ressaltar que cada um destes tipos de variedade possuem suas próprias características e finalidades de consumo. No momento da compra, é importante ter em mente o objetivo no pós-colheita.
Calagem
Sendo um cultivo que não suporta altos índices de ácido, torna-se necessário que o solo passe por um processo de calagem antes que as sementes de amendoins sejam plantadas. Este processo é capaz de diminuir a quantidade de manganês, alumínio, cálcio e magnésio, que podem prejudicar o desenvolvimento do cultivo. Recomenda-se que esta correção seja feita com 1 ou 2 meses antes da semeadura.
Semeadura
A semeadura deve ser feita em covas com aproximadamente 10 cm de largura e de altura, bem como a utilização de 3 sementes por buraco. Geralmente utiliza-se cerca de 20 sementes por metro. Em relação a irrigação, está deve ser feita de forma moderada, mantendo sempre a umidade do solo, porém sem encharcar a terra.
Colheita
Quando todos os cuidados com o cultivo forem feitos corretamente, a tendência de maturação da planta é acontecer cerca de 100 dias após a semeadura. O ponto certo de colheita do amendoim é quando a vargem apresenta uma tonalidade amarelada e textura seca.