O Brasil e a Costa Rica assinaram um acordo que estabelece o Certificado Veterinário Internacional (CVI) para o transporte de cães e gatos entre os dois países.
A medida foi desenvolvida em parceria pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pelo Serviço Nacional de Sanidade Animal da Costa Rica (Senasa).
Certificado Veterinário Internacional

Com base no Mapa, a medida visa simplificar os processos sanitários para viagens internacionais de animais de estimação.
O CVI consolida em um único documento as exigências sanitárias acordadas entre as autoridades dos dois países, evitando retrabalho, divergências de interpretação e custos adicionais para tutores e empresas de transporte.
Todas as orientações para solicitar o CVI, incluindo o modelo do certificado, estão disponíveis no portal do Mapa, na seção “Viajar com animais de estimação”, que detalha etapas, documentação exigida e canais oficiais para emissão do documento.
- Agronegócio: Desenrola Rural ultrapassa 500 mil operações e beneficia mais de 280 mil agricultores familiares
Importância do certificado

O CVI concentra em um único documento todas as condições sanitárias acordadas, garantindo que os pets viajem com segurança e dentro dos padrões previamente harmonizados, ao mesmo tempo em que reduz retrabalho, divergências de interpretação e custos para tutores e transportadoras.
Além de agilizar a emissão, o certificado promove maior proteção à saúde animal e humana, ao assegurar que cães e gatos cumpram todas as exigências legais nos países de origem e destino.