Aipim, macaxeira, maniva, mandioca. Vários nomes, mas com um sabor inconfundível. Ela está presente na culinária brasileira e pode ser utilizada como acompanhamento ou em vários pratos, como sopas, bolos, pães, purês; ela também pode ser usada na produção de alimentos, como tapioca, farinha, sagu e beiju.
Com diversos benefícios à saúde, a mandioca auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, ajuda no controle da diabetes, melhora a disposição e energia, auxilia na digestão e na perda de peso, e muito mais.
Agora, que tal beber uma cerveja de mandioca? Saiba que é possível. A iniciativa foi tomada em Goiás, onde o Governo fez uma parceria com cervejarias, incentivando-as a utilizarem a mandioca do pequeno produtor na composição de novas bebidas.
A parceria deu certo! Atualmente, Goiás duas grandes cervejarias já aderiram a prática: Ambev e Colombina. Desta forma, auxiliam os produtores com uma renda proveniente dos produtos.
Agricultura familiar em Goiás
Diante do cenário incerto da pandemia de Covid-19, em 2020 Goiás criou a Secretaria de Estado da Retomada, com objetivo de amenizar os impactos negativos da crise e buscar alternativas para o incremento da renda e geração de emprego.
Em interação com Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Gabinete de Políticas Sociai (GPS) e Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a Retomada teve como primeira ação, a promoção de parcerias com cervejarias para que a mandioca cultivada por pequenos produtores, principalmente do Nordeste goiano, fosse adquirida, servindo de matéria-prima para a criação de novas bebidas.
O pagamento é realizado imediatamente ao fim da colheita. Hoje, a tonelada da mandioca em Goiás tem o valor de R$ 920, o segundo maior do Brasil, atrás apenas do Maranhão. Anteriormente, o destino final do tubérculo plantado era incerto para os produtores, assim como a renda, uma vez que, por falta de compradores ativos, os produtos eram, às vezes, descartados.
Cerveja de mandioca
Esmera
Dos goianos para os goianos. A cerveja é produzida e comercializada no estado, ressaltando toda a cultura de Goiás. Em sua composição há ingredientes como lúpulo, água, malte, mandioca e milho. Além de cevada e glúten.
Rensga
Produto tipicamente goiano. A Rensga tem duas versões, a Rensga IPA e a Rensga Lager. A IPA contém uma dose generosa de lúpulo, com muito aroma e amargor característico. Já a Lager é leve e refrescante, com notas florais e condimentadas de lúpulo.