Após um ano e meio, a China decidiu retomar a compra de carne de frango produzida no Rio Grande do Sul.
O anúncio foi feito pelas autoridades chinesas e confirmado pelo Ministério da Agricultura brasileiro nesta terça-feira (20), além de entidades do setor avícola.
Retomada da importação da carne de frango para a China

O embargo havia sido aplicado em julho de 2024, após a confirmação de um surto da Doença de Newcastle em uma granja de Anta Gorda, o que levou o estado a declarar emergência zoosanitária por três semanas.
Em maio de 2025, outro surto, desta vez de gripe aviária em Montenegro, também preocupou as autoridades, mas o estado foi declarado livre da doença um mês depois.
Enquanto a China liberou a importação de frango de outros estados brasileiros em novembro de 2025, o Rio Grande do Sul permaneceu com restrições, afetando cerca de 6% das exportações do estado e contribuindo para queda de 1% nos embarques de carne de frango em 2024. O impacto foi parcialmente compensado por vendas a outros mercados.
O Ministério da Agricultura destacou que a retomada do comércio se deve à comprovação das medidas de controle e erradicação da doença, seguindo protocolos internacionais de saúde animal.
Gripe aviária

A gripe aviária é uma doença viral que afeta principalmente aves domésticas e silvestres, como galinhas, patos e perus, sendo causada pelo vírus da influenza tipo A.
Ela pode se espalhar rapidamente, sobretudo em ambientes com grande concentração de animais, como granjas. Existem formas mais leves, que provocam sintomas como queda na produção de ovos e apatia, e variantes mais graves, capazes de causar dificuldade respiratória, inchaço na cabeça e no pescoço e alta mortalidade entre as aves.







