Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados

Como escolher qual o melhor tipo de irrigação para a sua propriedade rural

Por Gabriela Amaral
Publicado em 17/12/2021 às 10:50
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Share on FacebookShare on Twitter

Com o objetivo de compensar as necessidades hídricas das lavouras em virtude da escassez hídrica ou da irregular distribuição de chuvas, a irrigação é uma técnica muito utilizada por produtores rurais, independentemente do tamanho de sua propriedade. Dentro do processo de irrigação temos vários de tipos que podem ser usados em diversos tipos de cultivares.

Entre os tipos de irrigações temos:

LEIA TAMBÉM

Brasil lança variedades de laranjeira-doce com colheita antecipada e alto padrão de suco

Brasil lança variedades de laranjeira-doce com colheita antecipada e alto padrão de suco

Milho registra recuo em diversas regiões com previsão de oferta elevada

Milho registra recuo em diversas regiões com previsão de oferta elevada

  • Irrigação superficial
  • Irrigação localizada
  • Irrigação aspersão

Cada um desses tipos possui suas próprias características, cabendo ao agricultor analisar qual é o que melhor lhe atenderá.

Tipos de irrigação

Irrigação superficial

Aqui a característica principal é conduzir a água para um ponto de infiltração, diretamente localizado na superfície do solo, sendo muito utilizado na região sul do Brasil e também nos cultivos de arroz. Dentro deste tipo de irrigação, encontramos duas subcategorias. São elas: inundação e sulcos.

Assim como qualquer outra tomada de decisão, é necessário analisar as vantagens e desvantagens envolvendo todo o processo. Ao optar pela irrigação por inundação, o agricultor deve ter em mente que dentro dos prós temos o baixo custo de implementação, energia e manutenção. Este processo é auxilia também na fotossíntese das folhas mais baixas, por conta do reflexo da luz solar na água. Além de auxiliar na fixação do nitrogênio atmosférico, este tipo de irrigação não é limitado pela ação do vento.

Já quanto as desvantagens estão o fato de que a água empossada pode ser prejudicial às plantas, devido a diminuição no processo respiratório das raízes. Com este tipo de irrigação pode-se causar erosões nos sulcos, depende também da declividade do solo e podem acontecer perdas por percolação.

Irrigação localizada

Com a irrigação localizada colocamos a água na região onde se encontra as raízes do cultivo, na intenção de fazer círculos molhados ou faixas úmidas. Sendo muito utilizadas, os produtores optam mais por este tipo de irrigação em lavouras frutíferas e pomares. Suas subcategorias são a microaspersão e o gotejamento.

As vantagens do gotejamento são: mão-de-obra e energias de baixo custo, aplicação direta na raiz, possibilidade de se realizar técnicas de fertirrigação, grande capacidade adaptativa, solo úmido e oxigenado, não é limitado pelas ações do vento e não depende da declividade do terreno.

As desvantagens são: alto custo de investimento, sujeito a entupimentos dos canos de saída da água, raízes mais superficiais e diminuição da estabilidade da planta.

Irrigação por aspersão

Este tipo de irrigação tem como objetivo secundário simular uma chuva, através de um sistema de aspersor que joga a água no ar e que, por conta da resistência aerodinâmica, se quebra em pequenas gotículas de água e que molham as plantas e o solo. Aqui, faz-se necessário a instalação de pivôs que podem ser do tipo convencional, central ou auto-propelido.

As irrigações por pivôs são de mão-de-obra baratas, com alta eficiência, felicidade e eficiências na fertirrigação e possibilitando que o produtor rural controle as lâminas de irrigação. Quanto as desvantagens temos o aumento do desenvolvimento de doenças (causada pelo excesso de umidade nas folhagens), alto custo de investimento inicial em energia e manutenção, propensas a ação do vento e declividade do terreno, além de causar danos ao terreno,

Como escolher um sistema de irrigação corretamente

Para escolher corretamente o sistema de irrigação que melhor se adapta ao seu tipo de cultivo, necessidade e orçamento é preciso levar em consideração fatores como o solo, tipo de relevo da região, disponibilidade de água, clima, tipo de cultura e formas de manejo que serão utilizadas no processo irrigatório.

Desta forma, a orientação é que o produtor procure um engenheiro agrônomo para acompanhar a decisão de compra e lhe prestar assessoria, antes mesmo de iniciar a instalação do sistema em sua propriedade rural.

É preciso deixar claro que em todo e qualquer processo de irrigação haverá desperdício de água, prejuízos monetários e diminuição na produtividade. Todavia, isso vai acontecer apenas se não houver um gerenciamento e manejo adequado. Por isso, existe a necessidade de se conhecer a fundo a capacidade e disponibilidade hídrica da região destinada aos cultivares.

*Com informações do portal Agro Smart

Tags: Agriculturaagronegócioirrigaçãotipos de irrigação

Notícias relacionadas

Microrganismos do solo controlam doença que atinge culturas agrícolas como soja e feijão

Microrganismos do solo controlam doença que atinge culturas agrícolas como soja e feijão

Pesquisadores no Brasil identificaram fungos do gênero com capacidade de destruir totalmente os escleródios estruturas responsável por doenças que afetam...

Novas tarifas de armazenagem da Conab já estão em vigor após reajuste médio

Novas tarifas de armazenagem da Conab já estão em vigor após reajuste médio

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ajustou, em média, em 6,88% as tarifas de armazenagem, com os novos valores aplicados...

Programa de Aquisição de Alimentos divulga ranking final das propostas

Programa de Aquisição de Alimentos divulga ranking final das propostas

A lista final com a classificação das propostas para participação no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra...

Estudo detalha distribuição de carbono orgânico no solo em diferentes regiões do Rio de Janeiro

Estudo detalha distribuição de carbono orgânico no solo em regiões do Rio de Janeiro

Um levantamento inédito conduzido pela Embrapa resultou na elaboração de mapas que detalham o estoque de carbono orgânico presente nos...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2024 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.