A busca por uma alimentação mais saudável tem feito com que as pessoas se interessem mais pelo consumo de frutos. Trazendo esta realidade para o agronegócio, significa dizer que a fruticultura está em constante expansão e com a comercialização em alta. Alimentos que são considerados versáteis ganham ainda mais notoriedade no mercado devido as formas como podem ser aproveitados.
O abacate é um dos alimentos que se enquadra nesta categoria de versatilidade. Caracterizado por sua casca e polpa verde, seu sabor se adapta facilmente a pratos doces e salgados. Quando chega ao ponto de colheita, o abacate pode ter entre 15 e 20 cm de comprimento, chegando a pesar até 1,5 kg.
Dentre os benefícios que o abacate traz para a saúde, podemos citar o consumo das fibras presentes no alimento, bem como as vitaminas e minerais (ferro, cálcio e fósforo) e a presença de lipídios, responsáveis pela elevação do colesterol bom. Seu consumo é indicado para quem deseja aumentar o ganho de massa muscular, devido ao alto teor de proteína.
Como fazer muda de abacate
Os produtores rurais que desejam iniciar o plantio do abacateiro, podem cultiva-lo através das mudas e assim acompanhar o crescimento da planta desde a germinação.
- 1º Passo – Opte por fazer as suas mudas através de abacates de origem orgânica, caso contrário a reprodução pode acontecer mais lentamente ou nem acontecer devido as mudanças genéticas.
- 2º Passo – retire a semente do abacate, introduza três espetos na semente e coloque-a sobre a boca de um copo com água. Deixe o copo com a semente próximo à janela de duas a quatro semanas. É importante que a água do copo seja trocada com frequência para evitar a aparição de mosquitos.
- 3º Passo – Após duas ou quatro semanas será possível perceber os primeiros sinais de brotos aparecendo entre as fendas que se abrirá na semente. A transferência da muda para o vaso só ocorrerá com dois meses de germinação ou quando os brotos atingirem o comprimento de 10 a 20 centímetros e terão algumas folhas.
Cuidados necessários com o cultivo de abacate
O tempo médio para que o abacateiro comece a dar frutos é de três anos. Entretanto, para que a frutificação aconteça no tempo certo, é preciso que o produtor cultive e cuide da planta corretamente. O transplante da muda para o solo, por exemplo, deve ocorrer nas estações das águas, desde que a planta esteja com altura entre 40 e 50 cm de altura. O espaçamento entre as covas deve ser de 6m x 7m e, em casos de copas mais vigorosas, 10m x 10m.
As principais características do solo ideal para a plantação de abacate dizem respeito a uma terra permeável, com profundidade e enriquecida com adubo. O plantio deve ser feito em local arejado, porém protegido contra fortes ventos e geadas. A irrigação deve ser feita uma vez por semana, nas estações mais quentes e, com a chegada do inverno, pode-se suspendê-las por dois meses. Recomenda-se que seja feito uma forragem de capim seco ou palha ao redor da planta, desde que o tronco da árvore não seja coberto.