Com o alto valor do dólar e, consequentemente, com a alta nos preços das mercadorias que consumimos no dia-a-dia, tais como arroz, feijão, carne, legumes, verduras e itens da cesta básica, o brasileiro tem se reinventado e buscado formas de economizar com o que pode.
Dentre estas formas de economia, a população encontrou como uma alternativa o cultivo de hortas. Dependendo do cultivo, os canteiros podem ser feitos mesmo em apartamentos, sacadas e pequenos espaços. Entretanto, não é porque estamos falando de uma horta caseira que não precisamos nos atentar à alguns tipos de cuidados.
Como cultivar horta em casa
1º passo – Decida onde plantar
Nem todos tem ao seu dispor um quintal, mas se este é o seu caso, ótimo!
O primeiro passo é escolher o lugar onde vai cultivar, levando em consideração o tipo de cultivo desejado e a incidência de luz solar no local escolhido.
No caso de pessoas que moram em apartamento ou casas sem quintal, é necessário o uso de vasos ou objetos que comportem a sua pequena horta, tais como embalagens plásticas e garrafas pet.
Nas duas situação indicados para o cultivo:
- Quintais: pepino, mamão, abóbora, abacaxi, banana, repolho, tomate, couve e berinjela.
- Vasos: rúcula, manjericão, tomate cereja, alecrim, hortelã, morango, cebolinha, pimentão, salsa, coentro e alface.
2º passo – Preparo da terra
Uma boa terra é de suma importância para que a planta se desenvolva bem. Desta forma, comprar uma terra já adubada se torna uma opção, mas caso não encontre a dica é utilizar adubos orgânicos, como por exemplo o húmus de minhoca, e se atentar na concentração presente na embalagem.
Para realizar a adubação basta resolver a terra, de forma que ela fique fofa e misture-se com o adubo. Caso esteja com dificuldade devido a sua compactação, acrescente um pouco de areia.
3º passo – Escolha o que plantar
Já deixamos aqui algumas dicas do que pode ser cultivado, todavia a escolha do seu cultivar tem haver com o espaço disponível e com a incidência de luz solar disponível. Desta forma, alguns temperos e plantas aromáticas também se toram uma forma simples e fácil de se cultivar.
Veja algumas opções de cultivos, como plantar e tempo de colheita abaixo:

4º passo – Cuide bem da sua horta
Apesar de ser uma opção para a prática de uma alimentação mais saudável, economia e até terapia pessoal em alguns casos, a horta caseira exige cuidados diários para o seu desenvolvimento.
Os cuidados básicos com o seu cultivo são luz solar e água, entretanto cada espécie de cultivo tem suas próprias necessidades. Por isso, antes de iniciar o plantio pesquise sobre as especificidades e preferências da cultivar escolhida.
A observação diária evita erros que podem comprometer o desenvolvimento da planta. Cultivo murcho pode ser sinal de pouca água, por exemplo. Caso a planta esteja apodrecendo, significa excesso de água ou pouco sol.
5º passo – Prevenindo insetos
Todo cultivo, toda plantação, toda lavoura corre o risco de ser atingida por insetos predadores e que precisam daquele cultivo em algum momento do seu ciclo de vida. Desta forma, para evitar o ataque de grilos, pulgões e larvas, a dica é usar soluções caseiras à base de tabaco, água ou extrato de nim.
Vale lembrar que as hortas orgânicas não fazem uso de produtos químicos, defensores químicos e agrotóxicos.
*Com informações do Portal GreenPeace