O 5° Levantamento da Safra de Grãos 2022/2023 divulgado, nesta semana, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta que a produção de milho e soja no Maranhão deve avançar significativamente, neste ano.
De acordo com o boletim, a colheita de milho no estado deve registrar um crescimento de 3,7%, podendo chegar a 3 milhões de toneladas. Já a soja, deve crescer 5,5%, e pode alcançar 3,77 milhões de toneladas de grãos.
Com relação a área plantada, a cultura de soja no Maranhão deverá ter um aumento de 3,4%, em comparação com a safra anterior, prevista em 1,1 milhão de hectares. A produtividade média esperada é de 3.392 kg/ha, o que resulta na produção estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O aumento na área plantada é resultado das boas expectativas de rendimento dos grãos, bem como da ampliação das áreas de cultivo da soja.
O levantamento da Conab ainda mostra que a semeadura da primeira safra de milho já alcançou cerca de 92% da área destinada para a cultura no Maranhão. O acompanhamento indica que as lavouras estão em boas condições, com início de florescimento. A previsão é que sejam colhidas aproximadamente 1,43 milhões de toneladas.
A semeadura da segunda safra de milho ocorrerá após a colheita da soja, nos meses de fevereiro e março de 2023. De acordo com o levantamento, é esperado um aumento na área plantada da segunda safra do grão, em comparação à temporada anterior, de 15,9%, podendo chegar a 306,3 mil hectares.
Além do milho e soja no Maranhão, boletim Conab traz informações de outras culturas pelo país

A Conab mantém um monitoramento constante da colheita de grãos, acompanhando as condições de crescimento das culturas agrícolas principais do país, incluindo algodão, amendoim, arroz, aveia, canola, centeio, cevada, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo, trigo e triticale.
A partir deste monitoramento, a Companhia Nacional de Abastecimento produz mensalmente o Boletim de Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos e o Boletim de Monitoramento Agrícola, fornecendo informações valiosas a todos os envolvidos na agricultura, segurança alimentar e nutricional, e abastecimento do país.
Estas publicações ajudam a compreender os resultados da safra e têm como objetivo fornecer dados para monitorar e formular políticas agrícolas e de abastecimento. As informações também ajudam os produtores rurais a tomar decisões informadas.
- Como plantar banana: saiba os benefícios de ter sua própria plantação
As informações sobre as culturas cultivadas no Maranhão e em outros estados do Brasil podem ser obtidas no Boletim de Safra de Grãos, disponível no site da Conab.