Pesquisadores brasileiros identificaram uma metodologia que acelera a seleção de plantas de milho para resistir à seca.
Conforme a Embrapa, a técnica utiliza drones equipados com câmeras RGB para capturar imagens dos experimentos de campo, convertendo em índices que podem avaliar a saúde das plantas.
Uso de drones nas plantas de milho
Com base no estudo, o aumento da frequência e impactos da seca devido às mudanças climáticas ocasionaram alguns prejuízos para a cultura. Neste caso, se tornou necessário um novo método para identificar os principais problemas nas plantações de milho.
De acordo com a pesquisadora da Embrapa Agricultura Digital e autora do estudo, Juliana Yassitepe, “nos métodos convencionais é necessário esperar o ciclo completo da planta e realizar medições manuais”, no que conforme ela, são equipamentos caros e lentos para o tipo de demanda.
Sendo assim, com a nova metodologia por meio de drones, a coleta de dados em campo será otimizada.
Antes, levaríamos vários dias para medir a produção de grãos, tempo até a floração e altura das plantas. Agora, fazemos isso em poucas horas, com voos de drones e processamento de imagens”, explica a pesquisadora.
Experimentos e benefícios da metodologia
A nova metodologia foi testada durante a estação da seca em 2023. Ao todo, foram realizados dois experimentos em Campinas (SP).
Foram cultivadas 21 variedades de milho, sendo 18 com genes que estavam sendo testados para tolerância à seca e 3 sem alterações genéticas para serem comparadas.
Para o experimento, as plantas foram submetidas a condições controladas de manejo. Na ocasião, um grupo recebeu água durante todo o ciclo e o outro enfrentou a seca.
O experimentou ainda evidenciou que a utilização do drone além de reduzir os custos operacionais, a metodologia também permite a realização de estudos em áreas menores.
Além disso, os dados coletados ainda foram utilizados para desenvolver modelos que auxiliam na seleção de variedades de milho que são adaptadas a diferentes condições ambientais.
- Feiras do agronegócio 2025: veja o calendário de feiras e eventos no Brasil