As cotações de mercado, para esta segunda-feira (26/6), indicam um cenário mais firme para os vendedores de soja e uma elevação do preço do milho nas principais regiões produtoras do país, devido a restrição de oferta.
Com relação ao preço dos ovos, segue em queda, acompanhando a tendência dos últimos dias. Já a mandioca, o preço tem se mantido estável na maior parte do país. Os dados são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Confira com fica as cotações de mercado para esta segunda-feira (26)
Soja
As condições das lavouras de soja nos Estados Unidos seguem piorando, o que tem impulsionado os preços da oleaginosa no mercado internacional.
De acordo com especialistas do Cepea, no entanto, o repasse desse aumento para o Brasil foi limitado devido aos prêmios cada vez mais baixos e à desvalorização da taxa de câmbio.
Apesar disso, os pesquisadores destacam que as valorizações no mercado externo têm fortalecido a posição dos vendedores brasileiros, que agora estão mais firmes em suas ofertas no mercado interno, aguardando possíveis aumentos nos preços domésticos.
Milho
Os preços do milho continuam se recuperando na maioria das praças monitoradas pelo Cepea, impulsionados pelos avanços nas cotações internacionais.
As pesquisas do Cepea indicam que os produtores estão mantendo distância das negociações imediatas, concentrados nas condições do campo no Brasil e no clima nos Estados Unidos. Essa restrição na oferta tem impulsionado de forma considerável os preços em regiões produtoras como Paraná, Goiás e Mato Grosso.
No mercado externo, as valorizações do milho estão relacionadas à deterioração das condições das lavouras nos Estados Unidos. Além disso, há preocupação no setor devido à possibilidade de não renovação, por parte da Rússia, do acordo atual de exportação de grãos através do Mar Negro, cujo término está previsto para 18 de julho.
No entanto, as altas nos preços externos foram limitadas devido às previsões de chuvas para o final de semana em áreas dos Estados Unidos, o que pode aliviar o estresse hídrico nas lavouras.
Ovos
Nos últimos dias, os preços dos ovos, que estavam em tendência de alta desde fevereiro, passaram por um movimento de queda devido ao enfraquecimento da demanda.
Mesmo com a diminuição na produção causada pelo clima frio, essa redução não foi o suficiente para evitar a recente desvalorização da proteína. Colaboradores consultados pelo Cepea apontam que o enfraquecimento das vendas pode ser atribuído à proximidade do final do mês e ao período de férias escolares.
Mandioca
As indústrias de fécula e farinha estão enfrentando desafios para manter o volume de esmagamento de mandioca, pois estão buscando raízes em regiões mais distantes e competindo intensamente pela matéria-prima.
O Cepea indica que os produtores têm dado prioridade ao plantio, incluindo a separação de manivas, o que tem impactado a disponibilidade de lavouras de segundo ciclo e o interesse pela colheita de raízes com menos de 12 meses em todas as regiões monitoradas.
- Gripe aviária: número de casos confirmados sobe para 46 no Brasil
Nesse contexto, os preços da mandioca mostraram maior estabilidade na maioria das regiões na última semana. O valor médio nominal a prazo da tonelada de mandioca entregue nas fecularias foi de R$ 688,75, praticamente mantendo-se estável em relação à semana anterior.