O Dia Nacional do Cacau é comemorado no dia 26 de março. Originário da região Amazônica, o cacau tem sido cultivado desde os tempos dos incas e astecas.
O fruto conquistou cada vez mais popularidade, principalmente por meio do chocolate, que acabou ganhando um dia para ser celebrado.
Dia Nacional do Cacau

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), tem um papel importante no apoio à produção de cacau no Brasil.
Existem atualmente dez diferentes tipos de frutos de cacau, ou grupos genéticos. No Brasil, o tipo Amelonado é o mais comum. Essa variedade é a mais cultivada globalmente, com casca de tom amarelado e uma textura lisa, além de um aroma mais suave.
A Ceplac possui uma das coleções mais completas de cacau do mundo, incluindo as dez variedades principais, com destaque para a coleção da Amazônia, chamada Centro de Origem do Cacaueiro.
O cacau utilizado pela Ceplac tem diversas finalidades, sendo empregado em pesquisas que buscam aprimorar geneticamente o cultivo, tornando as variedades mais produtivas, resistentes a doenças e adaptáveis às mudanças climáticas. Esses avanços são compartilhados com os produtores brasileiros e também auxiliam em estudos para novas receitas de chocolate.
Frutos do cacaueiro

O cacaueiro começa a produzir aos três anos de idade e pode continuar a dar frutos por até 100 anos. O Brasil ocupa o sexto lugar entre os maiores produtores de cacau no mundo, e a produção no país tem se expandido, utilizando práticas mais sustentáveis.
Com o objetivo de fomentar a sustentabilidade na cacauicultura brasileira, foi criada, no ano passado, a Lei nº 14.877/24, que institui os selos verdes Cacau Cabruca e Cacau Amazônia. Para obter esses selos, os produtores de cacau precisarão seguir um conjunto de boas práticas estabelecidas.