Nos últimos dias Goiás tem enfrentado fortes chuvas, e o excesso delas pode comprometer a produtividade de diversos setores, principalmente no início da colheita da safra 2024/2025.
Para minimizar os danos tanto nas lavouras quanto na pecuária, os produtores devem adotar alguns cuidados específicos.
Chuvas em Goiás
De acordo com o especialista da Emater Goiás, Rafael Santos, extensionista, técnico em agropecuária, engenheiro agrônomo e especialista em fitopatologia e controle de pragas, uma solução eficaz para produtores de hortaliças é o uso de sombreamento.
Com base nele, a medida pode ser realizada por meio de telas ou materiais como plásticos, cobrindo as plantações. Essa técnica protege contra ventos fortes e chuvas intensas, diminui a infestação de insetos, auxilia no controle de ervas daninhas e reduz o impacto das chuvas, prevenindo erosão e perda de mudas.
Além disso, o sombreamento é benéfico para plantas sensíveis ao calor e à intensidade solar, já que reduz a exposição das culturas à luz excessiva.
Rafael explica ainda que, na olericultura, a Emater recomenda o uso de sombreamento para diminuir a força das chuvas sobre as plantas, o que contribui para reduzir o surgimento de doenças fúngicas.
- Turismo Rural no Rio Grande do Sul: descubra o encanto do interior gaúcho