Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados

Governo de Rondônia cria lei de incentivo à produção de cacau de qualidade

Cacauicultores do estado têm vencido disputas nacionais com amêndoas de excelência para oferecer ao mercado chocolates finos; lei estabelece regras para a cadeia produtiva.

Por Antônio Neves
Publicado em 19/01/2024 às 19:56
Atualizado em 19/01/2024 às 20:05
A diversidade cultural, ambiental, de solos e de clima de Rondônia é um grande atrativo para a produção de cacau de qualidade.

A diversidade cultural, ambiental, de solos e de clima de Rondônia é um grande atrativo para a produção de cacau de qualidade. Foto: Seagri/RO

Share on FacebookShare on Twitter

O Governo de Rondônia sancionou a lei 5.729, de 5 de janeiro de 2024, para impulsionar a cacauicultura da região. Com a instituição da Política Estadual de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade, foram estabelecidas diretrizes e metas para o desenvolvimento da cadeia produtiva, com foco nos mercados de chocolates finos.

Um dos pilares da lei é o tripé da sustentabilidade: ambiental, social e econômica, reconhecendo a importância de produzir de forma responsável, respeitando o meio ambiente e garantindo condições justas para os trabalhadores envolvidos na produção. Além disso, o desenvolvimento tecnológico é incentivado, para aprimorar técnicas de produção e industrialização do cacau.

LEIA TAMBÉM

Paraná lança primeiro fiagro estadual do Brasil

Paraná lança primeiro fiagro estadual do Brasil

São Paulo expande exportações de avocado para Chile e Japão

São Paulo expande exportações de avocado para Chile e Japão

  • Economia: Agrotins 2024: Governo do Tocantins inicia preparativos para a feira
Produtores do estado têm vencido disputas nacionais com amêndoas de excelência.
Produtores do estado têm vencido disputas nacionais com amêndoas de excelência. Foto: Seagri/RO

Regionalismo agrega valor ao produto

Rondônia é o quarto maior produtor de cacau do Brasil, porém sua produção representa menos de 1% do mercado nacional. Hoje, cerca de 10 mil famílias em Rondônia dependem da cultura do cacau como uma das principais fontes de renda. Recentemente, algumas inovações prometem impulsionar a produção, trazendo benefícios tanto para os produtores quanto para a economia local.

A diversidade cultural, ambiental, de solos e de clima do estado é um grande atrativo para o cultivo de qualidade. A nova lei incentiva a utilização das particularidades regionais para agregar valor ao produto.

Além disso, o governo se compromete a adequar políticas públicas às especificidades e diversidades regionais, garantindo que todos os produtores tenham condições favoráveis para desenvolver suas atividades. Um dos pontos-chave da nova legislação é o estímulo ao investimento produtivo voltado para atender as demandas do mercado de cacau especial e de qualidade, com tecnologias que aprimorem a qualidade do produto.

É prevista ainda, a criação de associações, cooperativas e entidades para fortalecer a união dos produtores de alta qualidade e fornecer suporte técnico necessário.

Entre as ações de investimento estão: a distribuição de calcário para melhoria dos solos e a realização de concursos que comprovam a qualidade do produto para impulsionar a reputação do cacau, com produtores do estado já venceram disputas nacionais com amêndoas de excelência, gerando agregação de valor. Em 2023, Rondônia recebeu o registro de Indicação Geográfica em amêndoas de cacau produzidas no estado.

Esse reconhecimento, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), é uma prova da qualidade e do sabor do cacau rondoniense. O estado também foi inserido na Rota do Cacau, programa do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, que busca fortalecer a cadeia produtiva.

Com a nova lei e os investimentos realizados, o estado está se posicionando no mercado de chocolates finos e buscando novas oportunidades de negócio. A valorização do cacau e o acesso a novos mercados são fundamentais para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva.

  • Café: Produção brasileira de café deve alcançar 58 milhões de sacas na safra 2024
Novela "Renascer", aborda a valorização da cultura local e a busca por práticas sustentáveis na produção de cacau.
Novela “Renascer”, aborda a valorização da cultura local e a busca por práticas sustentáveis na produção de cacau. Foto: Reprodução

Renascer: novela mostra novo conceito na produção de cacau

A novela “Renascer” da Globo, que teve sua primeira estreia em 1993, está prestes a ganhar um remake. A trama escrita por Bruno Luperi, começa a ser exibida no dia 22 de janeiro e traz um novo olhar sobre a produção de cacau na Bahia, promovendo um debate sobre a relação entre a atividade e a natureza. A trama aborda questões como a preservação ambiental, o uso de agrotóxicos, a valorização da cultura local e a busca por práticas sustentáveis na produção de cacau.

A novela retrata a história de uma família de produtores de cacau na região cacaueira da Bahia. Ao longo da trama, são abordados os desafios enfrentados pelos produtores, como a degradação ambiental, a perda da biodiversidade e os impactos negativos do uso incorreto de defensivos agrícolas.

Com o enredo, a novela busca conscientizar o público sobre a importância de uma produção da cultura mais sustentável e em harmonia com a natureza, destacando a necessidade de preservação ambiental e de práticas agrícolas responsáveis.

Os capítulos com seus personagens e história exploram o potencial do cacau como uma cultura que pode ser desenvolvida de forma sustentável e valorizando a cultura local, trazendo a relação direta entre a produção do fruto e a natureza.

Tags: cacaucacauiculturaGovernoNovela renascerproduçãoRondônia

Notícias relacionadas

Conferência destaca desafios do etanol de milho e a expansão do setor agropecuário

Conferência destaca desafios do etanol de milho e a expansão do setor agropecuário

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou da 2ª Conferência Internacional Unem Datagro sobre etanol de milho e...

Tarifa de 10% dos EUA Brasil enfrenta menor Impacto, mas vê oportunidade

Tarifa de 10% dos EUA: Brasil enfrenta menor impacto, mas vê oportunidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que o país estabelecerá uma tarifa de 10% sobre todas as importações,...

Embrapa lança curso sobre manejo de trigo; veja como se inscrever

Embrapa lança curso sobre manejo de trigo; veja como se inscrever

O curso "Expert em Manejo de Trigo" é a primeira capacitação oferecida pela Embrapa Trigo na plataforma e-Campo, uma ferramenta...

Brasil se une ao grupo de cooperação internacional em pesquisa sobre agricultura

Brasil se une ao grupo de cooperação internacional em pesquisa sobre agricultura

O Brasil foi convidado a fazer parte do Grupo de Cooperação em Pesquisa sobre Agricultura e Sistemas Alimentares  (CRP), da...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2024 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.