A África do Sul e Singapura anunciaram a retirada das restrições à importação de carne de aves do Brasil, que haviam sido impostas após o registro de um caso de gripe aviária em uma granja no Rio Grande do Sul, em maio deste ano.
A informação foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta terça-feira (8).
Suspenção das restrições à carne de aves do Brasil

Com a decisão, os dois países se juntam a uma lista de mais de 20 nações que já retomaram as compras de carne de frango brasileira.
O Brasil se declarou oficialmente livre da gripe aviária em junho, após não registrar novos focos da doença em granjas comerciais. O status sanitário foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), encerrando o chamado “vazio sanitário”, conforme prevê a legislação internacional.
“Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para uma retomada gradativa do comércio exterior, mostrando a força do serviço sanitário brasileiro”, destacou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
O governo brasileiro também mantém diálogo com a China, principal mercado para a carne de frango nacional, em busca da suspensão do embargo ainda em vigor. Durante a cúpula do Brics, no Rio de Janeiro, Fávaro afirmou que o tema foi tratado diretamente entre o presidente Lula e autoridades chinesas. A União Europeia é outro mercado importante que ainda mantém restrições.
A primeira grande rodada de liberação das exportações ocorreu no fim de junho, quando 17 países, incluindo o Japão, terceiro principal destino da carne de frango brasileira, anunciaram o fim das barreiras. Mais recentemente, Argentina, Cuba, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Índia, Mauritânia e Uruguai também retomaram as compras.
