A Jacto apresenta na AgroBrasília soluções em tecnologias, máquinas e serviços que buscam atender as demandas do pequeno ao grande produtor, com diferenciais para trazer maior precisão às operações, evitando desperdícios e reduzindo os impactos ambientais.
Jacto: principais destaques em máquinas e soluções apresentadas na feira
Soluções em Plantio
A plantadeira Meridia 200, já disponível no mercado com 11, 13 e 15 linhas, tem entre outros benefícios uma melhor plantabilidade e um fluxo de palha mais eficiente, possibilitando um plantio ágil, preciso e de qualidade.
Jacto Next – Área de serviços especializados em agricultura 4.0
Com o objetivo de simplificar a adoção de novas tecnologias e ajudar a alcançar elevados níveis de desempenho, qualidade e sustentabilidade dos negócios, a Jacto Next oferece uma ampla gama de serviços. Um dos destaques é a plataforma EKOS, desenvolvida para centralizar a gestão de todas as operações agrícolas presentes nas culturas de cereais, fibras, frutas e setor sucroenergético. Sensores instalados nas máquinas – de qualquer marca, independentemente de ser Jacto ou não – permitem o monitoramento das operações, de forma online. As informações são disponibilizadas pelo aplicativo Jacto Connect, na palma da mão, para decisões rápidas e precisas.
Outra novidade é o Sync Drive, um dispositivo que acoplado às máquinas agrícolas, realiza a coleta de dados da operação de forma online, utilizando funcionalidades presentes na plataforma Ekos. Este dispositivo poderá ser adquirido via e-commerce, seguindo o conceito de “self-service”. Ele já vem com um pacote de serviços standard a ser acionado pelo próprio cliente, mediante pagamento de uma mensalidade.
Soluções em pulverização
A família de pulverizadores Uniport já conhecidos do mercado têm entre seus diferenciais menor consumo de combustível e tecnologias que permitem aplicações mais precisas, diminuindo o desperdício de insumos. Entre as máquinas em exposição no estande da Jacto durante a feira estão os pulverizadores automotrizes Uniport 2030, Uniport 3030, Uniport 2000 Plus, Uniport 2530 e o Uniport 4530, máquinas já conhecidas dos agricultores de todo o país por sua robustez, alto desempenho, economia e qualidade de aplicação de defensivos.
Esses pulverizadores contam com o controle de abertura e fechamento automático bico a bico e o controle automático de seções, em que a pulverização é ligada e desligada automaticamente ao entrar e sair do talhão ou ao passar em algum ponto onde já houve uma aplicação, colaborando para diminuir o desperdício de insumos e aumentar a sustentabilidade no processo de aplicação de defensivos.
Com essas tecnologias, a redução de sobreposição de área já tratada pode chegar a 50%, com redução de até 10% dos custos atuais em defensivos agrícolas.
Outro importante recurso disponível na família Uniport é o controle automático entre a transmissão e o motor a diesel, permitindo controlar automaticamente a sua rotação, o que significa um desempenho ainda melhor da transmissão e redução do consumo de combustível.
Soluções em adubação
A tecnologia SmartSet, disponível também em versão mobile, auxilia o agricultor no ajuste da faixa de aplicação das adubadoras Uniport 5030 NPK e Tellus 10.000 NPK. Essa atividade, antes feita de forma manual e por tentativa e erro, exigia bastante tempo e atenção para uma correta regulagem e calibração da máquina.
Entre as novidades estão o controle Duplo de Taxa Variável, que aumenta a eficiência no uso dos insumos e explora o potencial produtivo nas diferentes zonas de manejo, e a Comunicação ISOBUS, uma solução “plug and play” para alguns terminais virtuais.
Agricultura de precisão
As soluções multimarcas da OTMIS, marca da Jacto para agricultura de precisão, trazem eficiência real para as operações agrícolas e ajudam a utilizar de forma mais racional os insumos. São barra de luzes, controlador automático de seções de pulverização e adubação, piloto elétrico e hidráulico Omni 700 e receptores de GPS que contribuem para reduzir custos e melhorar a produtividade e a sustentabilidade no campo.
Sobre a Jacto
A Jacto, multinacional brasileira de máquinas e soluções agrícolas, possui uma história de mais de 70 anos, que começou com o seu fundador Shunji Nishimura, em 1948, na cidade de Pompeia (SP). Atualmente, com fábricas no Brasil, Argentina e Tailândia, escritório comercial e Centro de Distribuição no México e Estados Unidos, a empresa comercializa seus produtos para mais de 100 países.
A Jacto possui uma ampla linha de produtos de alta tecnologia, que vai desde equipamentos para poda e pulverizadores portáteis, a máquinas de grande porte para pulverização, adubação, plantio, colheita de café e cana-de-açúcar. A empresa também oferece soluções e serviços para a agricultura de precisão e agricultura 4.0, propiciando uma produção cada vez mais sustentável. A companhia é ainda mantenedora da Fundação Shunji Nishimura, a qual engloba um colégio de ensino infantil e fundamental, uma escola técnica do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e uma Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) com cursos inéditos voltados ao agronegócio.
Podcast Agro2
Para falar sobre a participação na AgroBrasília, o gerente regional de vendas da Jacto, Armando Maran, fala com exclusividade no Podcast Agro2. Confira o episódio completo:
