A plantação de pomares e cultivos de frutíferas é uma das maiores vertentes do agronegócio brasileiro e está diretamente ligado ao avanço econômico do nosso país. Todavia, para que este avanço continue em progressão, é preciso que os produtos oferecidos tenham qualidade.
Desta forma, para garantir um produto que oferte os nutrientes necessários, tenha sabor e qualidade, o produtor precisa seguir as técnicas de manejo adequadas às árvores frutíferas. Dentre estas preocupações estão as mudanças climáticas e as podas.
Por que as podas das árvores frutíferas são importantes?
A poda é um processo de suma importância para o desenvolvimento do fruto, isto porque através dela é possível potencializar a formação do mesmo e aumentar o acúmulo de nutrientes.
Para que o produtor consiga atingir o objetivo, a recomendação é estabelecer um planejamento de atividades que deverão ser cumpridas durante o ciclo de desenvolvimento produtivo do pomar.
Dentre os benefícios da poda planejada previamente estão:
- Melhorar da ventilação interna na copa;
- Diminuir a incidência de pragas e doenças;
- Aumento do rendimento;
- Melhorias na qualidade da fruta (tamanho, peso, cor, sabor, aparência, entre outros);
- Incremento na produtividade;
- Maximizar o uso de mão de obra;
- Diminuir custos associados à atividade de poda.
Existem dois tipos de poda de árvores frutíferas, sendo feitas em épocas mais frias, são elas:
- Poda de limpeza – refere-se à retirada de material vegetal seco ou doente, localizado na copa das árvores. Grande parte destes materiais são galhos de baixa produtividade e que atrapalham no rendimento geral da planta, interferindo assim na qualidade do fruto. O principal objetivo deste tipo de poda é melhorar o crescimento da copa, evitando a proliferação de doenças e a incidência de pragas, além de dar abertura para a incidência de luz interna.
- Poda de formação – consiste em auxiliar na formação de árvores entre 1 e 5 anos de idade. É considerado uma etapa na formação da copa, antes de iniciar a etapa de produção. Aqui podemos perceber uma quantidade menor de frutas, pois a copa ainda não se desenvolveu o suficiente para ter uma alta produtividade frutífera.
Antes de iniciar a poda, o produtor deve estabelecer um planejamento prévio, para que consiga realizar o corte dos galhos na época propícia. A melhor época para a poda depende da região onde o pomar está localizado. Independe da região, o planejamento evita que imprevistos aconteçam e garantem a qualidade do fruto produzido.
Como realizar o planejamento para a poda em frutíferas?
Para que o planejamento seja feito adequadamente, é preciso levar em consideração os seguintes pontos:
- Saber o momento certo de iniciar a poda;
- Calcular a área que o operador pode fazer em um dia;
- Minimizar ao máximo retrabalhos ante podas erradas;
- Planejar os dias em que chuvas/geadas podem acontecer.