A agricultura biológica, popularmente conhecida como agricultura orgânica, é uma forma alternativa de agricultura que visa a produção e comercialização de produtos saudáveis, com menos agressões ao meio ambiente e priorizando a qualidade do alimento produzido.
Para realizar a produção destes orgânicos, o agricultor deve utilizar técnicas especificas e que não fazem uso de agrotóxico, defensivos químicos ou biológicos, independente da fase de desenvolvimento que a lavoura se encontra.
A denominação “agricultura orgânica” surgiu apenas na década de 20, todavia já vinha sendo desenvolvida muito antes de ganhar uma terminologia.
A regra geral para uma agricultura ser considerada orgânica é a inutilização de agrotóxicos, o que acaba por ressaltar a importância de uma produção de alimentos mais saudáveis, com mais benefícios para a saúde e como uma forma de conscientizar a população o consumo saudável.
Características principais da agricultura orgânica
Uma das principais características da agricultura orgânica é a diversidade de produtos que são cultivados na intenção de manter o equilíbrio ambiental e os nutrientes do solo. Dentre as técnicas utilizadas destacam-se aquelas com poucos impactos ambientes, sustentáveis e de conservação de recursos naturais.
Uma das diferenças entre a agricultura tradicional e orgânica é que está primeira têm um grande foco em produções de larga escala, utilização de defensivos químicos, biológicos e produtos que aceleram o processo de desenvolvimento das plantas, além de mecanizar o máximo possível a produção.
Dentre as características da agricultura orgânica, podemos citar a viabilidade de conservação do solo, fertilização natural, equilíbrio ambiental, minimização dos impactos sobre o meio ambiente, sustentabilidade ecológica, uso consciente de recursos naturais, entre outros.
Já em relação as vantagens e desvantagens da prática, cabe ao produtor rural julgar se a produção de alimentos orgânicos é viável ou inviável para a sua propriedade rural e recursos disponíveis.
Vantagens
As vantagens da agricultura orgânica se destacam por: preservar os recursos naturais e o meio ambiente, qualidade dos produtos, consumo de alimentos saudáveis, técnicas sustentáveis, manutenção da biodiversidade, adubação natural, rotação de culturas, manutenção do solo e preservação do mesmo, de forma que o solo continue rico em nutrientes.
Desvantagens
Já as desvantagens da prática dizem respeito à uma produção mais dispendiosa e demorada, produtos mais caros para comercialização e também para o consumidor final, quantidade produtiva menor quando comprada à agricultura tradicional.