Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados

Pesquisa desenvolve bioinsumo com dupla função para a cultura de soja

Produto surgiu com objetivo de identificar microrganismos antagônicos que interferem na cultura da soja.

Por Arieny Alves
Publicado em 16/04/2024 às 12:21
Pesquisa desenvolve bioinsumo com dupla função para a cultura de soja

Resultado do bioinsumo é uma parceria da Embrapa com a empresa privada Innova Agrotecnologia. Foto: Divulgação

Share on FacebookShare on Twitter

Uma pesquisa foi capaz de desenvolver o Combio, primeiro bioinsumo para a cultura de soja brasileira em duas funções, sendo para a estimulação de crescimento e proteção contra fungos.

O resultado do bioinsumo é uma parceria da Embrapa com a empresa privada Innova Agrotecnologia. O produto é uma combinação de três estirpes bacterianas que atuam na fixação biológica de nitrogênio e na promoção de crescimento de plantas.

LEIA TAMBÉM

Goiás inicia vazio sanitário após controle de foco de influenza aviária

Goiás inicia vazio sanitário após controle de foco de influenza aviária

Probióticos usados em frangos impulsionam crescimento de hortaliças, aponta pesquisa

Probióticos usados em frangos impulsionam crescimento de hortaliças, aponta pesquisa

Criação de bioinsumo com dupla função

Bioinsumo combio
Produto surgiu a partir de uma prospecção de centenas de bactérias e com o objetivo de encontrar microrganismos antogônicos a fungos que interferem na germinação e emergência das plântulas de soja. Foto: Divulgação

Conforme o pesquisador Jerri Zilli, da Embrapa Agroibiologia (RJ), o diferencial desse inoculante é que é colocado bactérias que desempenham vários mecanismos estimuladores e que também protegem as sementes na fase da emergência do solo, evitando ataque de fungos oportunistas.

Os testes de campo desenvolvidos pela Innova Agrotecnologia revelaram aumento de 10% no rendimento de grãos. Sendo assim, nem mesmo a forte estiagem ocorrido na safra 2020/2021, como por exemplo que ocorreu no estado de Mato Grosso, impediu o efeito satisfatório do bioinsumo.

  • Agricultura: Veja como o Programa Nacional de Pastagens Degradadas atuará na conservação do solo

No Paraná, uma lavoura sem qualquer inoculante apresentou rendimento de 61 sacas por hectare, outra com coinoculação tradicional rendeu 63 sacas e a área com o Combio teve rendimento de 66 sacas.

“Nossa intenção não é confrontar os inoculantes que estão no mercado. O objetivo é incentivar um manejo que evite fungicidas químicos, considerados agressivos à bactéria rizóbio”, pontuou o pesquisador. 

O produto surgiu a partir de uma prospecção de centenas de bactérias e com o objetivo de encontrar microrganismos antogônicos a fungos que interferem na germinação e emergência das plântulas de soja na lavoura. Atualmente, para garantir o bom stand de plantas, praticamente 100% das lavouras de soja no Brasil recebem tratamento de sementes com fungicidas químicos.

Vantagens do Combio

Pesquisa do bionsumo
Atualmente o produto tem um registro especial temporário e está sendo ofertado como inoculante com ação na fixação biológica de nitrogênio e na promoção de crescimento de plantas de soja. Foto: Divulgação

O pesquisador da Embrapa, Luís Henrique Soares de Barros, acredita que o Combio possa substituir com vantagens o inoculante tradicional na cultura da soja, que contém apenas o microrganismo específico destinado à fixação biológica de nitrogênio.

“O Cômbio tem além de microrganismo simbionte, duas outras estirpes, que valorizam a promoção do crescimento e conferem maior vigor para a cultura, por meio de atuação bioquímica complementar à planta”, ressalta. 

Os testes para validação do efeito de antagonismo a fungos para fins de registro como fungicida biológico estão em andamento e seguindo a legislação vigente. Os pesquisadores envolvidos ainda estão na expectativa que esse diferencial seja totalmente comprovado e que em breve o produto possa ser oferecido como o primeiro bioinsumo multifuncional para a soja.

Atualmente o produto tem um registro especial temporário e está sendo ofertado como inoculante com ação na fixação biológica de nitrogênio e na promoção de crescimento de plantas de soja.

Na ocasião, para ser comercializado como biofungicida, é necessário cumprir algumas exigências da atual legislação brasileira e a expectativa é que essa nova tecnologia esteja disponível nas próximas safras.

Ação do Combio

Ação do combio
Vantagem do Combio também é a redução no uso de fertilizantes nitrogenados e produtos químicos. Foto: Divulgação

O bioinsumo Combio é um inoculante líquido para ser aplicado via tratamento de sementes ou mesmo no sulco de plantio. A estirpe BR 29 (Bradyrhizobium) atua na formação de nódulos e fixação do nitrogênio. As estirpes BR 10788 (Bacillus) e BR 10141 (Paraburkholderia) atuam no estímulo ao crescimento de plantas e protegem as sementes pela sua capacidade antagonista.

O desenvolvimento de um insumo biológico multifuncional para a cultura da soja vai ao encontro das perspectivas do mercado, que está cada vez mais buscando por soluções tecnológicas sustentáveis para controlar pragas e doenças e aumentar a produtividade.

A vantagem do Combio também é a redução no uso de fertilizantes nitrogenados e produtos químicos para controle de pragas e doenças, o que implica uma agricultura ambientalmente mais amigável.

  • Dicas: Goianos trocam agitação da cidade pelo sossego das chácaras no fim de semana
Tags: AgriculturabionsumoCombiopesquisa

Notícias relacionadas

Surto de Influenza Aviária ativa plano de emergência zoossanitária em Goiás

Surto de Influenza Aviária ativa plano de emergência zoossanitária em Goiás

O Governo de Goiás, por meio da Agrodefesa, intensificou as ações de resposta ao foco de Influenza Aviária de Alta...

Goiás confirma primeiro foco de influenza aviária em aves de subsistência

Goiás confirma primeiro foco de influenza aviária em aves de subsistência

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) confirmou o primeiro caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade no estado de...

Emergência zoossanitária

Mato Grosso entra em emergência zoossanitária por surto de influenza aviária

Nesta terça-feira (10), o estado de Mato Grosso declarou emergência zoossanitária diante do risco de propagação da gripe aviária. A...

A distribuição dos recursos para 2025 foi segmentada da seguinte forma: mais de R$ 1,81 bilhão para custeio da produção

Financiamento da cafeicultura em 2025 contará com mais de R$ 7 bilhões

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou nesta segunda-feira (9) a Portaria nº 804/25, que estabelece as diretrizes para...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2024 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.