Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados

Pesquisa indica quantidade de água ideal para irrigação do trigo no Cerrado

Estudo utilizou a BRS 394, cultivar de trigo da Embrapa que se destaca por seu alto potencial produtivo.

Por Arieny Alves
Publicado em 17/07/2024 às 13:02
Atualizado em 17/07/2024 às 13:14
Pesquisa indica quantidade de água ideal para irrigação do trigo no Cerrado

Pesquisa considerou a água disponível para a planta armazenada no solo na profundidade de 40 centímetros. Foto: Envato

Share on FacebookShare on Twitter

Pesquisadores elaboraram um método para indicar a quantidade de água ideal para irrigação do trigo no Cerrado. Na ocasião, uma pesquisa da Embrapa definiu o momento ideal para iniciar a irrigação de forma a utilizar a menor lâmina possível de água mantendo a máxima produtividade da lavoura.

A pesquisa considerou a água disponível para a planta armazenada no solo na profundidade de 40 centímetros. Nesse espaço, ficam concentradas cerca de 80% das raízes.

LEIA TAMBÉM

Raiz e cuidado a presença materna que sustenta a agricultura familiar

Raiz e cuidado: a presença materna que sustenta a agricultura familiar

Índice de preços ao produtor industrial cai 0,62% em março, aponta IBGE

Índice de preços ao produtor industrial cai 0,62% em março, aponta IBGE

Quantidade de água ideal para irrigação do trigo

Trigo
Pesquisa também atualizou referências sobre a necessidade de irrigação de cultivares antigas de trigo que não são mais recomendadas para a região. Foto: Envato

As análises ainda mostraram que quando as plantas usam 40% da capacidade de água disponível no solo (CAD) é o momento ideal para começar a irrigação.

“Buscamos o máximo potencial produtivo do trigo e a maior eficiência no uso da água e esse ponto ocorreu com o esgotamento de 40% da CAD”, explica Jorge Antonini, pesquisador da Embrapa Cerrados (DF) e um dos responsáveis pelo estudo.

O estudo utilizou a BRS 394, cultivar de trigo da Embrapa que se destaca por seu alto potencial produtivo, curto ciclo de produção e excelente qualidade para a indústria de panificação.

“Esses dados para cultivares de alto desempenho são inéditos. Com os novos parâmetros, os produtores rurais podem produzir a mesma quantidade de grãos gastando menos água, o que pode tornar o cultivo do trigo na região mais sustentável e o negócio, mais rentável”, explicou Alexsandra de Oliveira, também pesquisadora da Embrapa.

A pesquisa também atualizou referências sobre a necessidade de irrigação de cultivares antigas de trigo que não são mais recomendadas para a região.

  • Meio ambiente: Pantanal tem 96% dos incêndios extintos ou controlados; confira os dados

Apesar de precisar de um maior número de aplicações de irrigação, a quantidade de água total usada durante o ciclo de produção não diferiu significativamente em relação às variedades antigas, apesar de as novas variedades terem um potencial produtivo muito maior. Porém, o aconselhado é que o produtor faça esse manejo, para que não haja perda no rendimento.

Importância da irrigação no Cerrado

Trigo no Cerrado
Na área implantada na Embrapa Cerrados, foi utilizado um sistema de irrigação convencional com quatro aspersores de impacto por parcela (6 metros x 6 metros). Foto: Envato

Com base na pesquisadora da Embrapa,  a importância de dados atualizados para o manejo da irrigação no Cerrado permite economizar insumos que nesse caso é a água.

“Uma vez que o trigo de inverno no Cerrado é totalmente dependente da irrigação, o produtor vai saber quanto pode deixar esgotar a água do solo sem prejudicar sua produção.”

Para as avaliações, foram considerados o balanço de água do solo, com base na umidade do solo medida ao longo do ciclo da cultura, a evapotranspiração das plantas, estimada a partir de um modelo de balanço hídrico e a água que entrou no sistema, pela chuva ou pela irrigação.

Na área implantada na Embrapa Cerrados, foi utilizado um sistema de irrigação convencional com quatro aspersores de impacto por parcela (6 metros x 6 metros).

Na parcela onde houve uso de 20% da CAD, foram necessárias 36 irrigações, com lâmina média de água de 13,8 mm.

O índice de eficiência do uso de água foi de 10.83. Já com uso de 40% da CAD, foram feitas 19 irrigações, com lâmina média de água de 24 mm e eficiência de uso da água de 11.76.

  • Agricultura: Produção brasileira da safra de soja é estimada em 153,2 milhões de toneladas

O tratamento com uso de 60% da CAD recebeu 14 irrigações com lâmina média de água de 31,9 mm e índice de eficiência de irrigação de 11,17. Já com uso de 80% da CAD, foram necessárias 9 irrigações, com lâmina de água de 36,8 mm e índice de eficiência de irrigação.

O experimento foi instalado na Embrapa Cerrados, em Planaltina (DF), e teve duração de dois anos. Os pesquisadores testaram quatro situações em que as plantas utilizaram 20%, 40%, 60% e 80% da capacidade de água disponível no solo (CAD) antes de serem irrigadas.

“Observamos a produtividade nos quatro tratamentos e chegamos à conclusão que com até 40% de esgotamento da CAD a produtividade máxima do cultivo era mantida. A partir de 40%, a produtividade começou a cair. Portanto, esse é o momento de iniciar a irrigação”, destacou Antonini.

Com o esgotamento de 80% da CAD, ou seja, de quase toda a água disponível do solo, foi constatada perda de produtividade de cerca de 18%.

No entanto, o peso e a qualidade dos grãos, bem como o número de espigas por área, não sofreram alterações significativas nas diversas situações.

Tags: CerradoembrapaMeio AmbientepesquisaTrigo

Notícias relacionadas

Ao todo, foram moídas mais de 13,19 milhões de toneladas do cereal no país

Moagem de trigo apresenta crescimento de 3% no Brasil em 2024

A indústria de moagem de trigo no Brasil registrou um aumento de 3% em 2024, segundo levantamento da Associação Brasileira...

Reunião entre Brasil e Benin trata de cooperação agrícola e comércio

Reunião entre Brasil e Benin trata de cooperação agrícola e comércio

Na segunda-feira (5), o secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Marcel Moreira,...

Fábricas de suco são interditadas por operar sem registro em São Paulo

Fábricas de suco são interditadas por operar sem registro em São Paulo

Duas fábricas de suco que atuavam fora das normas legais foram autuadas e interditadas preventivamente em Ribeirão Preto (SP). A...

Controle fitossanitário assegura exportação de frutas de Goiás

Controle fitossanitário assegura exportação de frutas de Goiás

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) desempenha um papel essencial na garantia da qualidade e segurança na exportação de...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2024 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.