A lista mensal do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), divulgada nesta segunda-feira (8), amplia o número de produtos contemplados com descontos nas parcelas de financiamentos do Pronaf.
Os percentuais são calculados a partir do levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que compara os valores praticados no mercado com os preços de garantia definidos pelo governo federal.
PGPAF e os produtos contemplados

Entre os itens incluídos neste mês estão o alho em Minas Gerais e Goiás, a banana em Pernambuco, a borracha em São Paulo, a cana-de-açúcar no Rio de Janeiro, a cebola na Bahia e no Distrito Federal, o feijão no Rio de Janeiro, o feijão-caupi no Piauí, a laranja na Bahia e no Rio Grande do Sul, além da raiz de mandioca no Rio de Janeiro e do trigo em Goiás e no Paraná.
Por outro lado, produtos como batata-doce, arroz no Tocantins, banana em Tocantins, Santa Catarina e Goiás, cana-de-açúcar no Maranhão e mel de abelha no Piauí e no Rio Grande do Sul deixaram de integrar a lista.
Os maiores descontos deste ciclo vão para o cará/inhame no Paraná (59,52%), o feijão-caupi em Mato Grosso (54,15%) e a raiz de mandioca no Rio de Janeiro (52,12%).

A cebola em São Paulo também aparece com redução expressiva de 46,88%, enquanto a batata no Distrito Federal terá 40,87% de abatimento. Há ainda percentuais relevantes para o feijão em diferentes estados do Sul.
As condições anunciadas são válidas entre 10 de setembro e 9 de outubro de 2025, conforme a Portaria SAF/MDA nº 347, de 5 de setembro de 2025, que traz a lista completa de produtos, estados e percentuais beneficiados.