Única commodity agrícola importada pelo Brasil, o trigo deve contar com uma plataforma de dados da produção com informações estratégicas para guiar políticas de incentivo em desenvolvimento na Embrapa.
A construção da ferramenta está inserida em um amplo projeto de pesquisa para o crescimento da triticultura no Cerrado, especialmente nos estados de SP, GO, MG, DF, MT, MS e BA. No entanto, contará com dados de todo o país.
Dados da produção ao consumo no Brasil
À frente da iniciativa, o analista Alvaro Dossa, da Embrapa Trigo (RS), reforça que a expansão da triticultura no Cerrado é peça-chave para o Brasil conquistar a autossuficiência no cereal. Mas a conexão dos dados sobre essa área com as do restante do País é imprescindível quando se pensa na cadeia produtiva e no fornecimento de matéria-prima para a indústria.
“Não podemos só isolar o Cerrado porque as decisões não são isoladas. Por exemplo, tem muito consumo no Nordeste do Brasil, uma população grande. É uma questão nacional, não dá para entender analisando apenas a realidade da região de expansão”, explica.
Sendo assim, a plataforma deve apresentar dados sobre a produção (sementes, insumos, evolução histórica) e processamento (capacidade instalada, estocagem), além do consumo interno e da exportação. Também agregará trabalhos que vêm sendo realizados em uma parceria entre a Embrapa Trigo, a Embrapa Territorial e pesquisadores da Sede da Empresa, há dez anos.
Em 2015, um estudo já havia projetado cenários de crescimento das plantações nas quatro regiões homogêneas da cultura, analisando assim principalmente a participação do trigo em relação à área de soja e milho da safra de verão e a otimização de locais que historicamente haviam sido ocupados pela triticultura.
Um segundo trabalho, dois anos depois, avaliou como o plantio do cereal se expandiu, ou se retraiu, nas diferentes áreas do território nacional, ao longo de 25 anos.
A estimativa das lacunas de produtividade foi um terceiro esforço para compreender as diferenças que existem na produção do trigo conforme a localidade, mesmo em regiões com produção consolidada e condições ambientais semelhantes.