Devido ao cenário favorável para as margens de algodão, houve a confirmação de uma alta de 17% destinada a área de plantio da cotonicultura no Brasil, em relação à safra 2020/21.
As informações foram divulgados em um relatório sobre produtos agropecuários brasileiros, feito pela Robobank. Especialistas afirmam que a estimativa da área plantada deve retomar patamares atingidos na safra de 2019/20, atingindo cerca de 1,6 milhão de hectares.
Agromercado: Mercado de exportação: como encontrar compradores para o meu produto?
“A estimativa de produção no Brasil, indica para um volume de 2,7 milhões de toneladas de pluma produzidos em 2021/22, 100 mil toneladas abaixo da estimativa inicial”.
Causas limitadoras do potencial produtivo
Ainda de acordo com os especialistas do mercado, a ausência de chuvas durante o estágio de desenvolvimento da fibra acaba limitando o potencial produtivo durante o ciclo 2021/22.
Agropecuária: Governo de SC anuncia apoio de até R$ 400 mil para suinocultura independente
A consequência disso é que o cenário produtivo começa a ficar desafiador. Assim, durante os próximos meses, deve haver um monitoramento mais rigoroso por parte dos produtores de algodão e players do setor.
“O primeiro ponto é a demanda internacional pela pluma, que diferentemente de commodities agrícolas relacionadas à produção de alimentos, apresenta maior elasticidade em relação à renda populacional”, completa.
Agricultura: Safra de Algodão tem ótimas projeções para 2022, afirma AgroConab
Ainda de acordo com o relatório divulgado, a inflação global, quando associada a alta das taxas de juros, leva uma estagnação na demanda global pela fibra.
Mesmo que haja uma reabertura mundial das industrias têxteis e do comercio ao redor do globo, os impactos econômicos decorrentes da pandemia de Covid-19 ainda devem ter resultado na retração do PIB global.
Mercado Internacional: Exportação de frutas pode atingir 1 bilhão em vendas ainda neste ano
“A expectativa é de manutenção no consumo global de algodão, de 26,4 milhões de toneladas de pluma para a safra 2022/23. Além da demanda enfraquecida globalmente pelos fatores econômicos, vale destacar a competição do algodão com as fibras sintéticas”, conclui.