Conhecida mundialmente, a maçã esta presente na alimentação de diversos povos em diversos continentes. Planta típica de climas frios, o grande polo brasileiro de cultivo de macieiras são os estados do Rio Grande do Sul e Paraná. O cultivo de maçã é uma atividade que permite o plantio por grandes e pequenos produtores, devido as características da planta.
Geralmente as macieiras possuem um tronco entre 50 e 100 centímetros, chegando a bater 2 metros de alturas em pomares comerciais. Sua copa pode ser arredondada ou cônica, com a presença de flores brancas ou cor-de-rosa. Devido aos seus diversos tamanhos, a macieira pode ser cultivada em sítios, chácaras, fazendas e até mesmo no quintal de casa.
Rica em vitaminas A e C, aproximadamente 80% de toda produção de maça do Brasil é para consumo in natura. Já os outros 20% é destinado para a fabricação de derivados, tais como suco, sidra, vinagre, geleia, compota, purê, chips, maçã desidratada para chá e polpa para alimentos infantis, doces e iogurtes.
Como ter produtividade no cultivo de maçã
O primeiro passo para iniciar o cultivo de maça e aumentar a produtividade da macieira é buscar meios para favorecer a polinização através da intercalação de uma macieira polinizadora que tenha compatibilidade de pólen e coincidência de época de floração, com a produtora. O processo pode ser facilitado também através da instalação de colmeias próximo ao pomar.
A melhor época para iniciar o cultivo é entre os meses de julho e setembro, todavia antes do plantio é preciso escolher a variedade a ser cultivada. No Brasil as mais cultivadas são a gala e a fuji. Apesar de existir nichos de mercado para todos os tipo, os consumidores preferem as frutas com sabor adocicado e baixa acidez.
A temperatura ideal para o cultivo da macieira varia entre 18ºC e 23ºC. No verão é recomendado que a planta não seja exposta a temperaturas que ultrapassem os 25ºC e no inverno recomenda-se que fiquem algumas horas sob temperaturas abaixo de 7,2ºC, para que possam superar a dormência típica da espécie. Outra dica para aumentar a produtividade é que a macieira seja protegida de ventos fortes.
O cultivo de maçã pede ao produtor que se faça a enxertia com estacas de 10 a 15cm de comprimento e que fiquem mais distante das raízes e ramos. Para o plantio orienta-se que o solo seja preparado previamente com a aplicação da metade da dose recomendada de calcário. A subsolagem é de 60 centímetros e o deve-se retirar as pedras, restos de raízes do tocos do terreno. Em caso de plantio comercial, deve-se estruturar o tutoramento das plantas.
Geralmente, o espaçamento mais usado pelos produtores de maçã são distâncias de 4 metros entre as filas e 0,8 a 1,2 metros entre as mudas. As covas para plantio não precisam ser muito profundas, em casos onde a plantação é feita em pequenas áreas. Dentre os cuidados que a macieira precisa está o raleio da planta em até 30 dias depois da plena floração, para que possa evitar o excesso de fruto e assim o comprometimento da estrutura e vigor inicial.
Apesar de ser um amplo mercado e uma fruta de grande consumo e comercialização, seguindo as técnicas adequadas de manejo, é possível que as frutas comecem a surgir no terceiro ano após o plantio da macieira. A técnica de colheita ideal é feita manualmente através de uma pequena torção do pedúnculo.