Nos próximos dias, o tempo firme deve predominar na maior parte da Região Sul, com sol entre poucas nuvens, porém fortes chuvas deve predominar em várias regiões do Brasil.
As manhãs serão mais frescas, mas a temperatura sobe bastante à tarde, gerando variações térmicas de até 11 °C. No norte gaúcho, Santa Catarina e no centro-sul paranaense, os volumes de chuva podem ultrapassar os 45 mm, mantendo o solo úmido.
Já o centro-norte do Paraná deve enfrentar calor intenso e baixa umidade, com máximas de até 32 °C e risco de déficit hídrico.
Chuvas em várias regiões do Brasil

A previsão aponta que o sol aparece em grande parte da região, especialmente no interior, onde a umidade relativa do ar continua caindo. A exceção fica por conta do norte mineiro, que ainda pode registrar alguma instabilidade.
As áreas litorâneas podem receber entre 15 mm e 20 mm de chuva. No restante, o tempo seco favorece a colheita de culturas como café e cana, embora possa prejudicar plantações recentes em São Paulo e no Triângulo Mineiro, com temperaturas que podem chegar a 33 °C.
Já no Centro-Oeste, o clima tende a se manter seco e quente na maior parte da região, com exceção do extremo norte de Mato Grosso, onde há chance de pancadas isoladas. A umidade relativa do ar pode atingir níveis críticos, próximos de 30%, e o bloqueio atmosférico limita a formação de nuvens de chuva.
Nordeste

O litoral norte de Alagoas, de Pernambuco e o sul da Paraíba estão sob risco de chuvas muito intensas, com acumulados que podem ultrapassar 150 mm, trazendo perigo de alagamentos e deslizamentos.
Áreas do interior da Paraíba, Pernambuco e Ceará podem registrar até 30 mm. Já o interior de Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e parte do Ceará terão chuvas mais generosas, próximas a 50 mm, o que ajuda a reduzir o déficit hídrico. Em contrapartida, o centro-oeste da Bahia e do Piauí, além do centro-sul do Maranhão, seguem sob tempo seco e quente.
Por fim, no Norte, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) provoca chuvas significativas no Amapá, com volumes por volta de 50 mm no leste do estado. Pancadas vespertinas também são esperadas no norte do Amazonas e Pará (até 20 mm).