Sem resultado
Ver todos os resultados
Sem resultado
Ver todos os resultados
Sem resultado
Ver todos os resultados

Trimestre será de mais calor, menor volume de chuva e umidade de solo; veja previsão

Inmet prevê que meses de abril, maio e junho serão de chuva abaixo da média em boa parte do Brasil, somada a maior temperatura e redução dos níveis de umidade no solo.

Por Janaina Honorato
Publicado em 11/04/2024 às 20:10
Meses de abril, maio e junho serão de chuva abaixo da média em boa parte do Brasil.

Meses de abril, maio e junho serão de chuva abaixo da média em boa parte do Brasil. Foto: Divulgação

Share on FacebookShare on Twitter

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o próximo trimestre terá a combinação de três fatores, que podem impactar de certa forma a agropecuária brasileira: mais calor, menor volume de chuva e umidade do solo, em várias regiões produtoras do Brasil.

No Boletim Agroclimatológico Mensal, a entidade avalia as condições climáticas que indicam que abril, maio e junho terá chuvas abaixo da média, temperatura acima do esperado e menores níveis de armazenamento de água no solo no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, o que é esperado para o fim do período chuvoso em várias regiões.

LEIA TAMBÉM

Mapa publica novos preços mínimos para produtos extrativos em 2026

Mapa publica novos preços mínimos para produtos extrativos em 2026

Mapa investiga suspeita de mosca-da-carambola no Amazonas

Mapa investiga suspeita de mosca-da-carambola no Amazonas

Só no Sul, são esperadas chuvas acima da média, com bons níveis de umidade no solo, mas a temperatura segue acima do esperado para o trimestre.

Previsão umidade no solo (%) para os meses de (a) abril/2024 (b) e maio/2024.
Previsão umidade no solo (%) para os meses de (a) abril/2024 (b) e maio/2024. Foto: Reprodução/Inmet

Previsão para o Brasil: chuva, calor e menos umidade

Região Norte

A previsão indica chuvas abaixo da média em grande parte da Região Norte, ainda por conta dos impactos que o El Niño. Em áreas do oeste do Amazonas e do Acre, além do norte de Roraima e do Amapá, são previstas chuvas próximas ou ligeiramente acima da média, com o aquecimento do Atlântico Tropical.

A temperatura do ar deve ficar acima da média em toda a região, mas há possibilidade de temperaturas maiores no sul da Amazônia a partir de maio, com a redução das chuvas.

Há possibilidade de queda dos níveis de umidade no solo no sul da região amazônica nos próximos meses, principalmente em maio. Cenário oposto é previsto para a parte centro-norte da região.

Região Nordeste

No Nordeste, há possibilidade de chuvas abaixo da média, principalmente nos meses de maio e junho. No norte e leste da região, não se descartam chuvas mais volumosas no principalmente em abril com o aquecimento do Atlântico Tropical. A temperatura do ar, deve ser acima da média histórica, principalmente no interior da região, por conta da redução das chuvas a partir de maio.

A previsão para abril indica níveis de água no solo elevados no norte do Maranhão, Piauí, Ceará e costa leste do Nordeste. Para maio e junho, deve acontecer uma redução dos níveis de umidade no solo no interior da região, no sudeste do Piauí, norte da Bahia, sul do Ceará e oeste de Pernambuco.

  • Clima: Fenômeno climático La Niña pode chegar ao Brasil no 2º semestre de 2024

Região Centro-Oeste

No Centro-Oeste, há a tendência de chuvas próximas e abaixo da média em grande parte da região, exceto em áreas do centro-sul de Mato Grosso do Sul, onde a previsão é de chuvas ligeiramente acima da média. Na região, é comum a partir de maio as chuvas reduzirem.

As temperaturas devem ser acima da média climatológica nos próximos meses, com possibilidade de dias de excesso de calor em algumas áreas.
Com a alta temperatura e redução das chuvas nos próximos meses, prevê-se uma redução dos níveis de água no solo em praticamente toda a região, exceto no sul de Mato Grosso do Sul.

Temperaturas mais elevadas são esperadas em várias regiões brasileiras.
Temperaturas mais elevadas são esperadas em várias regiões brasileiras. Foto: Divulgação

Região Sudeste

A previsão para o trimestre indica chuvas próximas e abaixo da média em grande parte de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, enquanto em São Paulo e sul de Minas Gerais, há possibilidade de chuvas ligeiramente acima da média. Assim como no Centro-Oeste, nesta época há uma redução das chuvas a partir de maio.

As temperaturas devem permanecer acima da média nos próximos meses em grande parte da região, principalmente no oeste de Minas Gerais.
Os níveis de água no solo devem seguir elevados no leste de São Paulo e sul de Minas Gerais em abril e maio. Nas demais áreas, há previsão de umidade menor no solo, com tendência de redução dos níveis em maio e junho, no norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Região Sul

Já na Região Sul, a previsão indica maior probabilidade de chuvas acima da média nos três estados da região, principalmente no centro-leste. A temperatura do ar deve prevalecer acima da média em toda a região, principalmente no Paraná.

No centro-sul e leste do Rio Grande do Sul, além do leste de Santa Catarina, são previstas temperaturas próximas à média. Massas de ar frio devem reduzir as temperaturas para cerca de 15°C em áreas serranas, com possibilidade de geadas.

Há a tendência de bons níveis de umidade no solo em grande parte da Região Sul nos próximos meses, favorecendo o manejo e desenvolvimento dos cultivos. Restrições hídricas ainda podem ocorrer em abril, no oeste do Paraná e extremo sul do Rio Grande do Sul.

  • Agricultura: Safra brasileira de grãos 2023/2024 deve cair 8% puxada pela soja e milho
Tags: abrilBrasilcalorchuvaInmetjunhomaioprevisão do tempoumidade do solo

Notícias relacionadas

Irrigação estratégica do trigo reduz emissões e mantém alta produtividade, aponta estudo

Irrigação estratégica do trigo reduz emissões e mantém alta produtividade, aponta estudo

Uma pesquisa conduzida pela Embrapa Cerrados (DF) apontou que ajustar o momento da irrigação estratégica do trigo pode reduzir pela...

Castanha-do-brasil ganha espaço como nova fonte de proteína vegetal no país

Castanha-do-brasil ganha espaço como nova fonte de proteína vegetal no país

Estudos recentes da Embrapa identificaram que a castanha-do-brasil pode se tornar uma nova fonte estratégica de proteínas para a indústria...

Mercado do feijão mantém queda com oferta maior em novembro

Mercado do feijão mantém queda com oferta maior em novembro

O mercado do feijão carioca e preto seguiram em queda ao longo de novembro, em meio a um mercado pouco...

Estudo revela como a vegetação ocupa as áreas livres de gelo na Antártica

Estudo revela como a vegetação ocupa as áreas livres de gelo na Antártica

Um levantamento inédito do MapBiomas Antártica revelou que menos de 1% dos territórios do continente gelado permanecem livres de gelo....

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2025 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.