Nos últimos três anos a população de mosca-branca nas regiões produtoras de tomate tem crescido e ocasionado preocupação entre os produtores, pesquisadores e técnicos especializados.
Condições climáticas favoráveis, como altas temperaturas e baixa umidade, contribuíram para o aumento na taxa de reprodução dos insetos.
Risco da mosca-branca

Desde o ano passado, os relatos de produtores sobre o aumento de viroses severas nas plantações de tomate têm sido mais frequentes, causando prejuízos financeiros em estados como Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
Amostras de plantas de tomate com sintomas virais, coletadas dessa região do Paraná, foram analisadas pela equipe da Embrapa Hortaliças, e, embora os resultados ainda sejam preliminares, há indícios da relevância dos begomovírus e da mosca-branca como vetor.
Como as viroses transmitidas pela mosca-branca não eram um problema significativo até os últimos anos, os produtores estavam focando em cultivares com características como maior produtividade. Como resultado, quando houve o surto de mosca-branca, não havia oferta disponível no mercado de sementes com resistência a viroses transmitidas por esse vetor.
Recomendações

O “Guia para Identificação de Pragas do Tomateiro” fornece informações detalhadas sobre o ciclo de vida e as características das pragas que afetam o cultivo de tomate, além dos sintomas e danos causados pelas infestações.
No caso da mosca-branca, as toxinas que são injetadas durante a sucção da seiva da planta reduzem seu vigor e causam anomalias nos frutos, como amadurecimento irregular e polpa sem cor e sabor, fenômeno conhecido como isoporização.
Além disso, também pode ocorrer o desenvolvimento de fumagina nas folhas e frutos, e, em infestações graves, a planta pode murchar e morrer, ou apresentar nanismo e queda na floração.
Para consultar as medidas de controle da mosca-branca e das viroses associadas, o “Guia para o Reconhecimento e Manejo da Mosca-branca, da Geminivirose e da Crinivirose na Cultura do Tomateiro”, está disponível no site da Embrapa e apresenta abordagens de manejo integrado de pragas, que incluem controle químico e uso de cultivares resistentes.