O Brasil alcançou recorde no agronegócio com a abertura de 300 novos mercados internacionais em menos de dois anos.
O resultado foi obtido em pouco mais de 23 meses e ao todo foram conquistados 62 novos destinos que foram incorporados à pauta exportadora brasileira, ampliando a diversidade de mercados e produtos alcançados.
Abertura de mercados
De acordo com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, “são 300 mercados abertos que geraram emprego e oportunidades para os agricultores, pecuaristas, e todos os que fazem parte da cadeia produtiva”.
Com base nele, Em 2025, o ministério irá seguir com o mesmo empenho e determinação, buscando ainda mais conquistas para o agro, garantindo que o Brasil continue a crescer, oferecendo mais oportunidades para os brasileiros.
A diversificação foi um dos fatores-chave para o sucesso. Além das exportações tradicionais de carnes e grãos, itens como embriões, gergelim, uvas frescas, erva-mate, sorgo, açaí em pó, sementes, noz-pecã e produtos de reciclagem animal, como penas de aves, passaram a integrar a pauta internacional do agronegócio brasileiro, encontrando espaço em mercados estrangeiros.
Outro destaque também foi a ampliação da rede de adidos agrícolas. Com a criação de 11 novos postos estratégicos, o Brasil conta agora com 40 representantes no exterior.
“Um ano para entrar na história. Sob a liderança do ministro Carlos Fávaro, recorde de aberturas e ampliações de mercado, maior incremento no número de adidos agrícolas, com resultados já visíveis na diversificação da pauta exportadora do nosso agronegócio. Para 2025, reforçaremos ainda mais as ações de promoção comercial em conjunto com a ApexBrasil e o MRE para que todas as oportunidades que estão sendo geradas possam ser efetivadas de maneira que o Brasil continue reforçando sua posição na geopolítica da paz”, destacou o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua.
Com perspectivas positivas para 2025, a previsão ainda é de continuidade na abertura de novos mercados, fortalecimento das parcerias já estabelecidas como a parceria com a ApexBrasil e a intensificação das ações de promoção comercial.
Portanto, esses fatores devem contribuir para avanços significativos nas exportações do agronegócio brasileiro, tanto em volume quanto em valor.
Informações extraídas do Mapa
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