O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebeu nesta terça-feira (26), em Brasília, representantes do governo da Nigéria para ampliar o comércio agrícola no setor agropecuário.
A reunião ocorreu durante a visita oficial do presidente nigeriano ao Brasil e contou com a presença do ministro em exercício do Mapa, Irajá Lacerda, além de autoridades dos dois países.
Ampliação de comércio agrícola

Na pauta, os governos discutiram a abertura do mercado nigeriano para material genético avícola, a expansão das exportações brasileiras de gado vivo e a inclusão da carne bovina na lista de produtos autorizados.
Também foram destacadas medidas de facilitação de comércio, voltadas a dar mais previsibilidade e agilidade às operações bilaterais.
Além das negociações comerciais, o encontro abordou cooperação em áreas estratégicas, como pecuária, com intercâmbio de tecnologias em inseminação artificial e transferência de embriões, manejo de cultivos e solos, sistemas agroflorestais, agricultura conservacionista e fortalecimento de cooperativas e linhas de crédito rural.

Além disso, a experiência brasileira no desenvolvimento do agronegócio foi citada como referência pelo governo nigeriano.
Um dos exemplos já em andamento é a exportação de embriões da raça Girolando, que resultou em prenhezes bem-sucedidas em rebanhos nigerianos, demonstrando avanços concretos na cooperação técnica.
Como encaminhamento, Brasil e Nigéria definiram a criação de um grupo técnico conjunto para elaborar um plano de ação com metas práticas e novos mecanismos de colaboração.