O governo federal publicou nesta segunda-feira (8), no Diário Oficial da União, decreto que define 14 novos representantes para ocupar cargos de adidos agrícolas em embaixadas e delegações brasileiras no exterior.
Com base no Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), eles assumem no lugar dos atuais adidos, com mandato de quatro anos a partir da apresentação às respectivas missões diplomáticas.
Novos adidos agrícolas

A função dos adidos agrícolas é representar o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em negociações e tratativas ligadas ao comércio internacional de produtos do agronegócio brasileiro, com foco na ampliação e no fortalecimento do acesso a mercados externos.
“O presidente Lula nos confiou a missão estratégica de ampliar o portfólio de exportações do Brasil. Aqui no Mapa trabalhamos incessantemente para fortalecer e estabelecer novas parcerias que abram mercados para os nossos produtos. A nomeação dos novos adidos fortalecerá esse trabalho e gerará novas oportunidades”, alegou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Entre os designados estão Rodrigo de Almeida (África do Sul), Caio Simão (Arábia Saudita), Juçara Duarte (Argentina), Eduardo Magalhães (Austrália), Alessandro Cruvinel (Canadá), Tiago Oliveira (Coreia do Sul), Barbara Cordeiro (delegação em Paris), Roberto Razera (Índia), Carlos Turchetto (Indonésia), André Okubo (Japão), Luna Alves (México), Andréa Figueiredo (delegação na OMC, em Genebra), Lucas Moraes (Tailândia) e Mirela Eidt (Vietnã).

O posto terá prazo de quatro anos, contado a partir da data de apresentação à representação diplomática.
O Brasil mantém atualmente 38 postos de adidância agrícola em diferentes países e organismos multilaterais, incluindo África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Estados Unidos, França, Índia, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Suíça, União Europeia, entre outros.
Portanto, os adidos agrícolas desempenham papel estratégico nas relações comerciais internacionais, abrindo caminhos para a expansão e a entrada de produtos agropecuários brasileiros em novos mercados.