Começou nesta terça-feira (31), a 16ª edição do Bahia Farm Show, que é realizado em Luís Eduardo Magalhães, na região oeste da Bahia. A feira é considerada a maior de tecnologia agrícola do norte e nordeste do país e a terceira maior do Brasil.
O evento ficou suspenso por dois anos por causa da pandemia de Covid-19, mas retorna neste ano com grandes expectativas, especialmente de superação de negócios, expositores e visitantes.
Bahia Farm Show: saiba tudo sobre a feira de tecnologia agrícola e negócios
Nesta terça-feira (31), a feira começou com um debate sobre ‘os desafios do agro na era digital’. Além disso, o embaixador da República Islâmica do Irã, Hossein Gharibi, também esteve na feira e visitou os estandes. O Irã tem grande parceria comercial com o brasil, especialmente na importação de milho e outros produtos agrícolas.
A solenidade oficial de abertura será nesta quarta-feira (1º) às 10h, quando Odacil Ranzi, presidente da Feira Agropecuária da Bahia e presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), receberá o governador da Bahia Rui Costa, e Wanderlei Barbosa, do Tocantins. Eles assinarão uma declaração territorial reafirmando a demarcação da fronteira entre os dois países, um importante marco reivindicado pelos agricultores do Oeste baiano.
Crise hídrico: Bioinsumos podem evitar perdas na produção causadas pela crise hídrica
Horário estendido
Nesta terça (31) e quarta-feira (1/6), a organização da Bahia Farm Show estendeu o horário de funcionamento da feira. Desta forma, os expositores e visitantes poderão circular pela feira, das 9h às 21h. Nos demais dias, o horário máximo é até às 19h.
A feira será realizada até o dia 4 de junho e conta com uma extensa programação, que inclui 33 palestras e debates realizados nos três auditórios do parque de exposições.
Agricultura: Estiagem causa prejuízos à agricultura e ameaça o abastecimento
Neste ano, toda a estrutura do evento foi ampliada em cerca de 30%, passando de 144 mil m² para 187 mil m² de área construída. Outra novidade é a criação de um pavilhão de negócios, que conta com empresas de tecnologia, startups e serviços.
A feira ainda oferece aos visitantes um parque de diversão, praça de alimentação, restaurantes, bosque de espécies nativas e área de test drive do setor automotivo. A expectativa é movimentar mais de R$ 2 bilhões em negócios.
Para participar basta adquirir o ingresso pela internet, através do site da Bahia Farm Show. O valor é de R$ 20,00. A organização do evento é da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).