Em meio à dinâmica de um agronegócio estão as preocupações com a rotina do empreendimento, que vão da compra de insumos e produtos, passando pela organização de tarefas dentro do prazo estabelecido, gestão financeira e se direcionando para o setor de vendas e comercialização dos produtos.
Com o aumento do consumo de frutos do mar, a criação e comercialização de camarão tem se tornado um mercado bem atrativo para os produtores que moram em regiões litorâneas. Entretanto, assim como qualquer área do agronegócio é preciso ter uma boa gestão de mercado e produção para ter uma lucratividade.
Dicas para obter lucratividade na criação de camarão
Para auxiliar o produtor no processo de produção e comercialização de camarão, com o intuito de obter lucratividade e reconhecimento de mercado, separamos algumas dicas para eliminar os altos custos orçamentários e atingir o objetivo.
Conheça o camarão que você vai levar à mesa
As pessoas possuem o hábito de comprar camarão fresco, manipular o alimento e posteriormente congelar. Outros optam por comprar o camarão congelado, descongelar e consumir.
Para o produtor este pode ser o grande problema que leva ao gasto desnecessário. Existem diversas espécies de camarão e para comercializa-lo da forma correta, atingindo o público desejado e evitando prejuízos, é necessário conhecer o produto que esta sendo comercializado.
Mediante ao conhecimento sobre quais são os tipos de camarão, classificação e gramatura é possível encontrar no mercado um comprador para o seu produto. Desta forma o desgaste é menor e o tempo do produtor é otimizado.
Garanta a segurança alimentar e qualidade do produto
É muito comum encontrar em feiras e pequenos mercados, camarões inteiros sendo vendidos como mercadoria fresca. Para garantir a qualidade do produtor e ter nome no mercado, é preciso garantir a segurança alimentar do que está sendo comercializado.
Um dos problemas que envolvem o acondicionamento do camarão estão ligados ao fato de que este é um animal de água salgada e, geralmente, é acondicionado em locais com água doce. Este processo faz com que as moléculas do camarão absorvam a água, gerando uma perda de líquido no momento da cocção.
Desta forma a dica é conquistar o mercado garantindo um produto de qualidade e que dispõem das necessidades mínimas de segurança alimentar.
Conheça os processos para reduzir as perdas
A melhor forma de economizar e evitar prejuízos é conhecendo todos os processos que envolvem a produção e comercialização do produto. Está cadeia envolve aquisição dos animais, alimentação, manejo, espécie, manuseio, congelamento, cocção, entre outros fatores que envolvam a qualidade do produto.
Para que o produto não tenha perdas na qualidade e o produtor tenha sempre compradores, é preciso que o camarão comercializado respeite todas as regras de condicionamento, processos de criação e tenha todas as características físico-químicas do animal preservadas.
Saiba como a distribuidora de camarão pode ajudar o seu negócio
No momento em que for fechar o negócio com o comprador, busque saber como funcionam a distribuição, armazenamento e demais processos necessários até o momento em que o produtor chegar ao consumidor final.
Assim é possível que o produtor tenha noção do quanto a distribuidora se preocupa com a segurança alimentar e qualidade do produto entregue. A preocupação é importante para manter a qualidade e reputação do seu negócio.