A 25ª edição da Pesquisa Global com CEO’s da PWC, empresa de consultoria e auditoria, aponta que a maioria dos executivos do agronegócio têm uma visão otimista do mercado para este ano de 2022.
Confiantes no crescimento da economia brasileira, 57% dos executivos apontam acreditar no aceleramento este ano. Enquanto isso, outros 13% apostam em uma estabilidade e 30% em uma desaceleração.
O percentual de crescimento da economia no agronegócio ficou acima da média entre todos os setores no Brasil, levando em consideração que 55% dos executivos apostaram no crescimento da economia brasileira, 35% em uma retração e 10% na estabilidade.
De acordo com o sócio líder de agronegócio da PwC Brasil, os executivos do agronegócio estão confiantes no que podem entregar para o crescimento da economia. “O agronegócio vem aumentando ano a ano sua representatividade no PIB brasileiro, gerando riquezas e atraindo investimentos em toda a cadeia, principalmente em tecnologia.”, disse em coletiva de imprensa.
O levantamento foi feito em 89 países, com 4.400 CEO’s, sendo 4% do Brasil. Levando em consideração a média global, onde 75% dos executivos se mostraram otimistas com a economia de seus países, o Brasil não se sobressai.
Executivos do agronegócio mostram confiança no crescimento de suas empresas
A pesquisa ainda aponta que 74% dos CEO’s se mostraram extremamente confiantes no crescimento de suas respectivas empresas em 2022. Outros 17% disseram estar moderadamente confiantes, 3% ligeiramente confiantes e outros 7% não acreditam no crescimento.
O índice de confiança ainda se mantém superior à média nacional, que é de 63%. Uma projeção dos executivos do agronegócio para os próximos três anos aponta que 80% espera elevação na receita de suas empresas, ante uma média de 73% no Brasil.
Segundo Maurício Moraes, a confiança maior no agronegócio pode estar atribuída à boa performance e resultados. “Talvez o que impulsionou os executivos do setor a serem menos pessimistas em relação aos demais são os resultados positivos do agronegócio”, disse.