A soja é considerada uma das maiores commodities mundiais, sendo a maior cultura agrícola cultivada no Brasil, que é o maior produtor e exportador de soja do planeta.
A Fenasoja 2024, feira agrícola que acontecerá de 29 de novembro a 08 de dezembro, celebrará os 100 anos da soja no Brasil, no Parque de Exposições de Santa Rosa, Rio Grande do Sul, município que foi o berço da produção no país.
Fenasoja 2024 celebra o centenário da soja
A Fenasoja 2024 deve receber em torno de 350 mil pessoas, que poderão visitar as 600 empresa expositoras. A maior feira multissetorial do Brasil destacará a agricultura familiar e empresarial, a produção industrial, o comércio e os serviços.
Durante a feira, o mascote Sojinha, que faz parte do Projeto Orgulho Nacional e é personagem que integra uma revista em quadrinhos, participará das atividades educacionais.
O Memorial da Evolução Agrícola (MEA) será uma atração que traz o resgate histórico da agricultura no Sul do Brasil, com imersão em realidade virtual e sensorial.
A Arena Inovação terá uma programação completa com foco em tecnologia, empreendedorismo e resultados, com a participação do Sebrae. Dentro do espaço, o Fenasoja Talks abordará temas como sustentabilidade, inteligência artificial, gestão de pessoas, tecnologias para o agro e outros assuntos.
Centenário da soja no Brasil
A história da soja no Brasil começou em 1924, quando o pastor estadunidense, Albert Lehenbauer, veio em missão para o Brasil e estabeleceu residência na cidade de Santa Rosa-RS, trazendo consigo sementes de soja, que distribuiu entre os agricultores da comunidade.
Após plantarem e colherem, devolviam uma quantidade para que as sementes de soja pudessem ser distribuídas para ainda mais produtores. Logo, o cultivo se espalhou por novas áreas fora da comunidade.
Em 2022, através do Projeto de Lei n° 5647, Santa Rosa foi reconhecida nacionalmente como o Berço Nacional da Soja.
Durante a Fenasoja, descendentes do pastor americano que introduziu a soja no Brasil e das famílias que receberam os grãos e introduziram nas lavouras se encontrarão para celebrar a cultura.
Painel Centenário da Soja
A programação focará ainda no “Painel do Centenário da Soja”, que acontecerá de 02 a 06 de dezembro e reunirá nomes do mercado da oleaginosa para falar sobre o Futuro da Soja no Brasil e no mundo; a importância da Embrapa no legado e futuro da soja; o Futuro do Cooperativismo; e sustentabilidade dos biocombustíveis na cadeia de soja.
Abertura do Plantio Nacional de Soja
O ato oficial de abertura do Plantio da Soja no Brasil será realizado no dia 30 de novembro, às 16h do sábado, no Espaço do Agronegócio, marcando o início da safra 2024/2025. É esperada a participação de vários produtores brasileiros.
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deve plantar soja em 47,36 milhões de hectares nesta safra, aumento de 2,6% com relação ao ciclo anterior. A produção estimada é de 166,14 milhões de toneladas.
Culinária com a Soja
O Festival Regional de Pratos Derivados de Soja acontece no dia 3 de dezembro, onde agricultores e proprietários de agroindústrias apresentarão pratos doces e salgados, da culinária local, com o ingrediente principal, a soja.
A ação divulga o livro de receitas “Comida boa também se faz com Soja”, que tem 100 receitas com o grão e derivados. A Fenasoja oferecerá ainda oficinas de receitas à base de soja, valorizando produtos da agricultura familiar, durante os 10 dias de feira.
Ingressos
Os pavilhões abrem às 10h e vão até às 22h. O valor do ingresso da Fenasoja será de R$10,00 e pode ser adquirido na hora. Mais informações em https://www.fenasoja.com.br/.