Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados

Ferramenta digital é aplicada para medir sustentabilidade de propriedades rurais

Metodologia tem em sido utilizado em projetos de agricultura regenerativa que visa melhorar a qualidade do solo, das plantas e do ar.

Por Arieny Alves
Publicado em 28/10/2024 às 12:38
Atualizado em 28/10/2024 às 12:40
Ferramenta digital é aplicada para medir sustentabilidade de propriedades rurais

Propriedade rural. Foto: Geraldo Stachetti

Share on FacebookShare on Twitter

A BrasilGAP, empresa referência em consultoria para o agronegócio, lançou em parceria com a Embrapa, a metodologia Agrodimensões, um sistema que utiliza uma ferramenta digital para medir a sustentabilidade de propriedades rurais.

Conforme Luis Henrique Witzler, representante da BrasilGAP, explica que o Agrodimensões tem sido utilizado em projetos de agricultura regenerativa, um modelo produtivo em ascensão global que visa melhorar a qualidade do solo, das plantas e do ar.

LEIA TAMBÉM

Brasil AgrochemShow:

Circuito de feiras impulsiona o agronegócio em diferentes regiões do país nesta semana

Dia dos Pais a força que mantém vivas as raízes da agricultura familiar

Dia dos Pais: a força que mantém vivas as raízes da agricultura familiar

“Essa ferramenta se diferencia por validar de maneira numérica o processo de regeneração, algo que outros protocolos não conseguem fazer”, afirma Witzler. 

Ferramenta digital

Propriedades rurais
Sistema oferece uma análise detalhada dos impactos gerados pela adoção de novas tecnologias e inovações no campo, especialmente em relação à sustentabilidade socioambiental. Foto: Envato

Um dos projetos em que o Agrodimensões está sendo aplicado é o Yggdrasil, inspirado na árvore da vida da mitologia nórdica, que simboliza a interconexão entre solo, ar, água e seres humanos.

Sendo assim, o projeto reflete a fase de transformação do agronegócio, e a utilização do Agrodimensões tem se mostrado crucial para mensurar a sustentabilidade de sistemas produtivos alinhados com a agricultura regenerativa. A metodologia permite não só acompanhar o progresso ambiental como também gerar valor econômico, ao reduzir o uso de insumos e aumentar a produtividade líquida.

Entre os dias 10 e 11 de outubro de 2024, a equipe da BRGap participou de uma oficina em Pardinho, São Paulo, onde foi capacitada para aplicar a metodologia em campo. O evento, realizado em uma propriedade rural, possibilitou a realização de exercícios práticos que simularam a coleta e interpretação de dados sustentáveis por meio do Agrodimensões.

A oficina contou com a condução de Geraldo Stachetti, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, que ressaltou a importância de aprimorar os procedimentos de coleta de evidências em campo para projetos de agricultura regenerativa.

  • Dicas: Confira as hortaliças mais indicadas para plantar em sua horta em novembro

Com base na Embrapa, o Ambitec-Agro é uma ferramenta amplamente utilizada pela Embrapa para avaliar os impactos socioambientais das inovações tecnológicas no campo. Seu uso institucional inclui a elaboração do Balanço Social da Embrapa, um relatório que quantifica os benefícios das tecnologias desenvolvidas pela empresa. Adaptado pela BrasilGAP, o sistema serviu de alicerce para o Agrodimensões, que agora combina a flexibilidade do Ambitec-Agro com a capacidade analítica do APOIA-NovoRural, outra ferramenta da Embrapa voltada para a mitigação de impactos ambientais.

Durante a oficina, Stachetti detalhou a lógica por trás dos indicadores do Ambitec-Agro, mostrando como esses indicadores permitem uma análise criteriosa sobre as práticas de manejo adotadas nas propriedades rurais.

O sistema oferece uma análise detalhada dos impactos gerados pela adoção de novas tecnologias e inovações no campo, especialmente em relação à sustentabilidade socioambiental. Na propriedade onde o evento foi realizado, o proprietário relatou que as práticas modernas, como o plantio direto e a adoção de variedades transgênicas, transformaram a fazenda ao longo dos anos, consolidando parcerias com empresas de biotecnologia e universidades para o desenvolvimento de novas técnicas agronômicas.

A fazenda, que conta atualmente com 3.000 hectares dedicados ao cultivo de grãos, café de alta qualidade e pecuária, também mantém uma biofábrica de controle biológico. Este tipo de inovação foi um dos pontos-chave discutidos durante a oficina, onde os coeficientes dos indicadores foram analisados detalhadamente para avaliar os impactos das práticas sustentáveis adotadas. Witzler explicou que o Agrodimensões permitiu uma leitura clara sobre os desafios enfrentados pelos produtores, como a necessidade de grandes investimentos em maquinário moderno e os efeitos da variabilidade climática.

Parceria BrasilGAP e Embrapa

Ssutentabilidade
Propriedade rurais. Foto: Envato

O desenvolvimento do Agrodimensões foi possível graças à integração das tecnologias Ambitec-Agro e APOIA-NovoRural, ambas criadas pela Embrapa. A metodologia do Agrodimensões foi concebida para ser aplicada de forma sequencial, combinando a simplicidade e flexibilidade do Ambitec-Agro com o detalhamento quantitativo e o monitoramento analítico proporcionados pelo APOIA-NovoRural, que é voltado para a mitigação de impactos nos empreendimentos rurais.

Essa integração permitiu que a BrasilGAP agregasse sua experiência em boas práticas agropecuárias, rastreabilidade, consultoria e certificações ao escopo metodológico e funcional do Agrodimensões, fortalecendo a capacidade da ferramenta em promover sustentabilidade no agronegócio.

Sistema Ambitec-Agro

Desenvolvido pela Embrapa Meio Ambiente, o sistema Ambitec-Agro é uma ferramenta composta por planilhas eletrônicas que integram critérios e indicadores ambientais e sociais, utilizando uma abordagem multicritério. Ele vem sendo amplamente utilizado para avaliar a adoção de inovações tecnológicas agropecuárias e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável.

O Ambitec-Agro se destaca por sua versatilidade, podendo ser adaptado a diferentes tecnologias e públicos, dependendo das necessidades de cada projeto. A ferramenta inclui mais de 140 indicadores que abrangem aspectos ambientais, sociais e econômicos, permitindo uma análise abrangente dos impactos gerados pelas inovações adotadas no campo.

Todos os anos, as unidades da Embrapa realizam a avaliação de impacto de suas tecnologias utilizando o sistema Ambitec-Agro. Essa avaliação permite medir o retorno das inovações para a sociedade, além de oferecer subsídios para a implementação de ações que mitiguem impactos negativos no meio ambiente e nas comunidades rurais. A metodologia é fundamental para garantir que o desenvolvimento tecnológico ocorra de forma sustentável, beneficiando tanto os produtores quanto o meio ambiente.

Informações extraídas da Embrapa

  • Economia: Importações brasileiras de fertilizantes crescem quase 18% em setembro
Tags: Ferramenta digitalpropriedades ruraissustntabilidade

Notícias relacionadas

Mais de 2 toneladas de alimentos de origem animal impróprios são apreendidas em Goiás

Mais de 2 toneladas de alimentos de origem animal impróprios são apreendidas em Goiás

Uma operação realizada em Goiânia, na capital do estado, na última quarta-feira (06) resultou na apreensão de mais de duas...

Leilões da Conab devem garantir compra de 41,5 mil toneladas de milho

Leilões da Conab devem garantir compra de 41,5 mil toneladas de milho

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará novas rodadas de leilões para a compra de milho nos dias 13 e...

Brasil busca reduzir efeitos das tarifas dos EUA sobre exportações do agro

Brasil busca reduzir efeitos das tarifas dos EUA sobre exportações do agro

O Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais se reuniu nessa segunda-feira (4) em Brasília para discutir medidas...

Agrocaipirashow 2025 movimenta o agronegócio no interior de São Paulo

Agrocaipirashow 2025 movimenta o agronegócio no interior de São Paulo

O interior de São Paulo se prepara para receber um dos eventos mais esperados do setor agropecuário: a 3ª edição...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2024 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.