A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas em Goiás está estimada em 38,4 milhões de toneladas para a safra de 2025, conforme dados divulgados pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Caso confirmado, o volume representa um aumento de 19% em comparação ao total produzido em 2024, que foi de 32,3 milhões de toneladas. Esse patamar configuraria o maior já registrado na série histórica da pesquisa.
Safra em Goiás

O crescimento projetado decorre, principalmente, da ampliação da área cultivada e do avanço na produtividade média das lavouras. A área colhida deve passar de 7,8 milhões de hectares em 2024 para 8,1 milhões em 2025, o que equivale a uma alta de 3,7%. A expectativa de maior rendimento por hectare também contribui para a projeção positiva.
Entre as culturas com maior variação positiva estão o feijão nas primeira e terceira safras (com crescimentos de 21,9% e 8,3%, respectivamente), milho na primeira e segunda safras (14,2% e 25,1%), soja (17,3%) e trigo (8,6%).
Apesar da redução na área destinada ao trigo, a expectativa é de aumento de 25% no rendimento médio, atribuído ao uso de tecnologias e técnicas de manejo mais eficientes.

De modo geral, as principais culturas apresentam estimativas de produtividade superiores às do ciclo anterior.
As estimativas reforçam a relevância da atividade agrícola no estado, tanto em termos de volume quanto em impacto econômico, refletindo a continuidade de investimentos no setor e o comportamento do mercado agrícola regional.
- Plano Safra 25/26: crédito rural, seguro e recuperação de pastagens; veja projeções