Através da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), o Governo de Goiás deu início à elaboração do Plano Estadual de Recursos Minerais. O objetivo do projeto é estimular o desenvolvimento de atividades voltadas para a mineração em todo estado. Para que seja desenvolvido, o governo estadual conta com o apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB), da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), da Câmara de Mineração da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), além de representantes de universidades com cursos do setor.
A apresentação do plano de recursos minerais aconteceu durante a abertura do 7º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração e da Feira da Indústria da Mineração (Brasmin), que foi realizado nesta semana no Centro de Convenções, em Goiânia. Durante o anúncio do projeto, Joel Sant’Anna, titular da SIC reforçou e ressaltou a importância de fortalecer as empresas que compõem a cadeia de produção mineral em Goiás, pois “trata-se de um setor fundamental para geração de empregos e de renda para municípios e Estado”.
Comércio: Boi gordo: políticas adotadas pela China trazem prejuízos para o mercado brasileiro
Medidas adotadas pelo Governo de Goiás
De acordo com o secretário responsável pela pasta, o último diagnóstico, feito no Estado, em relação ao setor aconteceu em 2002. Por isso, o novo plano que está sendo elaborado visa abranger um futuro entre 2022 e 2042. Para isso, o governo estadual irá viabilizar os estudos necessários para obter conhecimento geológico sobre o território goiano. “Com isso, vamos poder contribuir para a atração de novos investimentos, diversificar a base de produtos da mineração, elevar a competitividade do Estado e contribuir para a indústria goiana através do setor mineral, o que vai reduzir as desigualdades sociais”.
Pecuária: Entenda a importância de ter um manejo sanitário preventivo do rebanho
Outro ponto destacado por Joel Sant’Anna é que o governo de Goiás está buscando formas de agilizar os processos referentes ao licenciamento ambiental relacionados aos projetos de mineração, todavia, ao mesmo tempo, respeitando t0da as etapas necessárias para a sustentabilidade ambiental dos empreendimentos. O governo busca também modernizar e otimizar o licenciamento ambiental.
Outra pauta abordada durante a realização do evento, e que é de suma importância mencionar, foi o lançamento do Fórum da Mineração, apresentado pelo deputado estadual Virmondes Cruvinel, presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa. A SIC faz parte do fórum de debate contínuo sobre política mineral em Goiás.
Clima: Fatores climáticos levaram à queda do PIB, diz secretaria