O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que subiu para 24 o número de países que impuseram restrições à carne de frango brasileira, após a confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Na atualização mais recente, o Kuwait suspendeu as importações de carne de frango de todo o território nacional.
Exportações para carnes de frango

A Macedônia do Norte, que antes restringia apenas produtos do Rio Grande do Sul, ampliou o bloqueio para o país inteiro. Em contrapartida, a Namíbia reduziu o alcance de sua restrição, limitando-a apenas ao estado gaúcho.
O cenário atual das exportações está dividido da seguinte forma, sendo suspensão total das importações de carne de aves do Brasil da China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Albânia, Índia, Macedônia do Norte e Kuwait.
Suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul pela Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão, Ucrânia, Rússia, Bielorrússia, Armênia, Quirguistão, Angola e Namíbia.
E suspensão limitada ao município de Montenegro (RS) pelo Emirados Árabes Unidos e Japão.

O Mapa aelgou que segue em contato com os serviços sanitários dos países afetados, fornecendo informações técnicas e atualizações sobre a situação com o objetivo de restabelecer as exportações o quanto antes.
O ministério também reforça que o consumo de carne de frango e ovos segue seguro e não representa risco à saúde da população.
Leia mais matérias do portal:
- Agricultura: Estudo detalha distribuição de carbono orgânico no solo em regiões do Rio de Janeiro
- Agronegócio: Foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul é contido e Brasil deve retomar exportações