A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou, nesta sexta-feira (28), o edital referente à concessão da “Rota do Agro”, que abrange trechos das BRs 060 e 364 entre Goiás e Mato Grosso.
Com investimento estimado em R$ 7 bilhões, o projeto visa modernizar 490 quilômetros de rodovias, incluindo a ampliação da capacidade, melhorias operacionais e a implementação de tecnologias para proporcionar maior fluidez e segurança no tráfego.
Rota do Agro

O leilão da concessão está agendado para o dia 14 de agosto, às 14h, na B3, em São Paulo. O consórcio vencedor terá até o dia 22 de agosto para apresentar os documentos de qualificação.
Investidores interessados poderão encaminhar dúvidas à ANTT entre 31 de março e 14 de maio, com respostas sendo publicadas até 26 de junho. As propostas econômicas deverão ser entregues até o dia 11 de agosto.
A concessão inclui o trecho da BR-060, começando no entroncamento com o contorno de Rio Verde (GO), passando por Jataí (GO) e Santa Rita do Araguaia (GO), e seguindo até o entroncamento da BR-163, em Rondonópolis (MT).
Além disso, o percurso também abrange Alto Araguaia (MT), cidades importantes para o agronegócio da região.
- Concurso Ibama: locais de prova são divulgados; veja como consultar

As principais melhorias planejadas incluem a duplicação de 45 km de pista, a criação de 150 km de faixas adicionais, a construção de 172 novos acessos, 30 pontos de parada de ônibus, 17 rotatórias ampliadas e 21 passagens para fauna.
Também estão previstas a instalação de barreiras acústicas, passarelas e caixas de contenção para produtos perigosos.
A “Rota Agro” faz parte de um programa federal de modernização das rodovias, com estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental conduzidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).