O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta segunda-feira (13) as Portarias referentes à aprovação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para a cultura da soja no período do ano-safra 2024/2025.
As áreas contempladas abrangem os estados do Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí, Acre, Pará, Rondônia, Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Distrito Federal.

Zoneamento agrícola
O propósito principal do zoneamento é mitigar os impactos dos eventos climáticos adversos, fornecendo aos agricultores informações sobre o momento mais adequado para o plantio, levando em consideração as características regionais, específicas da cultura e dos diferentes tipos de solo.
No contexto da soja, foram estabelecidas as áreas e os intervalos de tempo ideais para o plantio, considerando probabilidades de perdas de rendimento inferiores a 20%, 30% e 40% devido à ocorrência de condições meteorológicas desfavoráveis. Isso contribui para a expansão das atividades agrícolas, a redução das perdas de produtividade e a estabilidade na produção.

É importante observar que o ZARC é voltado para o plantio em condições de sequeiro, não abrangendo as áreas irrigadas nos períodos indicados nas Portarias. Nesses casos, os produtores devem seguir as orientações específicas do ZARC para a cultura irrigada, quando disponíveis, ou consultar a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) de seus estados para adaptar-se às condições locais de cada região.
Além disso, para prevenir e controlar a ferrugem asiática, é fundamental seguir as diretrizes relacionadas ao vazio sanitário e ao calendário de plantio estabelecidos pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa.
Os agricultores que aderem às recomendações do ZARC estão sujeitos a menores riscos climáticos e podem ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). Muitas instituições financeiras somente concedem crédito rural para cultivos realizados em áreas zoneadas.