O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou o ConectaAgro, uma plataforma interativa criada para fortalecer o intercâmbio de informações e impulsionar as exportações do agronegócio brasileiro no cenário internacional.
A nova ferramenta reúne dados sobre comércio exterior, eventos, feiras e a atuação dos 40 adidos agrícolas que representam o Brasil em países estratégicos para o setor.
ConectaAgro

Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o ConectaAgro chega para somar esforços a outras ações já implementadas pelo Mapa, além de iniciativas de ministérios e órgãos voltados ao comércio internacional.
O ministro também ressaltou que programas como o AgroInsight, Passaporte Agro, Caravana do Agro Exportador e o Pool de Tradings ganham um reforço com o ConectaAgro, que funciona como um sistema integrado de apoio ao exportador em diversas frentes.
De acordo com o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, a proposta é ampliar o acesso dos exportadores às oportunidades criadas com a abertura de 348 novos mercados.

Atualmente o Brasil conta com adidos agrícolas atuando em 38 representações internacionais, com recente expansão especialmente em países africanos. Esses profissionais exercem um papel fundamental ao facilitar o diálogo com autoridades locais, abrir portas para novos produtos e resolver entraves técnicos que dificultam o acesso a determinados mercados.
Além das negociações, os adidos também marcam presença em fóruns globais, eventos de promoção comercial, feiras e missões empresariais. Essas ações ajudam a aumentar a visibilidade do agronegócio brasileiro, identificar novas oportunidades e fortalecer parcerias pelo mundo.