A Polícia Civil de Goiás cumpriu mandados de busca e apreensão contra quatro suspeitos de praticar golpes contra aproximadamente 13 produtores rurais, em Rio Verde.
A operação nomeada como Deméter, ainda cumpriu medidas judiciais nas cidades de Morrinhos, Goiânia, Santo Antônio da Barra. Montividiu e ainda no Estados Unidos.
Golpes em produtores rurais
Com base na polícia, o início das investigações iniciaram após no mês de junho circular na cidade de Rio Verde a notícia de que um corretor de grãos havia dado um grande golpe em produtores da cidade e que teria fugido do país após o crime, junto com a esposa, no qual os dois ainda permanecem foragidos.
Sendo assim, os suspeitos praticavam os crimes para viver uma vida de luxo. O primeiro registro do crime foi realizado no dia 20 de junho e até o momento a polícia já conta com 13 vítimas. O prejuízo estimado é de R$ 40 milhões.
Além disso, as investigações ainda revelaram a existência de uma organização criminosa que seroa especializada na prática de sonegação fiscal, lavagem de capitais, estelionatos e dentre outros diversos crimes.
Na operação, também foram sequestrados pela polícia 468 veículos, duas aeronaves, sete imóveis luxo, totalizando R$ 200 milhões.
Confira como o golpe era praticado
Conforme o delegado responsável pelo caso, Márcio Henrique Castro, os suspeitos adquiriam grãos de produtores por valores mais altos e vendiam com preços mais baixos, sendo assim, não era recolhido o tributo e o estado ficava com o prejuízo.
Além disso, os suspeitos contratavam laranjas para realizar a sonegação fiscal, que a partir disso, era praticada lavagem de apitais para que o dinheiro desviado do estado retornasse como um dinheiro lícito.
O portal entrou em contato com o delegado para informações à respeito das próximas diligencias da polícia para encontrar o casal que segue foragido fora do país, mas até o momento não obteve retorno. A matéria será atualizada conforme o andamento do caso.