Foi enviado para a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) um projeto de lei que visa a instalação de um sistema de biodigestor na Central de Abastecimento de Goiás (Ceasa). Proposta é do governador Ronaldo Caiado (DEM) que autoriza o repasse de R$ 4 milhões do Tesouro Estadual para o investimento.
De acordo com o Governo, com a medida será possível transformar o lixo em gases energéticos, o biogás, que dá um destino mais sustentável para os resíduos que são produzidos na Central.
Atualmente, a Ceasa Goiás produz 25 toneladas de lixo por dia, sendo grande parte resíduos orgânicos, o que gera despesa no transporte descarte no aterro sanitário. Com a implantação do novo sistema, será possível utilizar o biogás no transporte interno, além dele gerar outro produto: o biofertilizante.
Pesquisa para a instalação do biodigestor na Ceasa Goiás
A pesquisa para conhecer e estudar a possibilidade de instalar o sistema de biodigestor na Ceasa em Goiânia começou no ano passado, pela diretoria administrativa. Em novembro de 2021 Caiado assinou a autorização para o investimento.
A proposta recebeu parecer favorável da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), à qual a Ceasa é jurisdicionada, e da Secretaria da Economia, que autorizou a realocação do recurso. Agora, a matéria será agora encaminhada para aprovação na Alego. “Esse projeto propõe algo inédito. Nunca a Ceasa Goiás recebeu um repasse do Tesouro do Estado”, afirma Caiado.
Leia também:
Goiás apresenta aumento na extração e comercialização do pequi
Conheça as vantagens de implantar o sistema de energia solar no agronegócio
Crédito rural: entenda o que é, quais são os benefícios e como ter acesso