A rede de restaurantes Spoleto se desculpou com pecuaristas de todo Brasil depois de veicular uma propaganda do grupo que incentivava a redução do consumo de carne.
A propaganda afirmava que “com um dia sem carne você economiza: 3,4 mil litros de água; 14 kg de Co2 na atmosfera; 24 m² de terras desmatadas”. Outro ponto abordado pela propaganda fez referência ao movimento “Segunda-feira sem carne”.
O pedido de desculpas do Spoleto veio após produtores rurais, entidades do agronegócio e Paulo Maximiano Junqueira, presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto repudiarem, por carta e nas redes sociais, a ação de comunicação feita pelo restaurante.
Um dos pontos criticados é que, mesmo servindo carne em seus pratos, houve por parte da rede de restaurantes, o incentivo da redução do consumo de carne. Outro ponto citado foi em relação aos benefícios fornecidos pelo consumo de carne, que é uma das principais fontes de proteína, além da enormidade de empregos e renda que a pecuária pode gerar.
Após as críticas e mobilizações, a seguinte mensagem de desculpa foi divulgada:
O Spoleto vem a público se desculpar por veicular uma comunicação que não reflete a nossa verdadeira admiração, parceria histórica, e respeito por todos os atuantes do agronegócio brasileiro e reforçamos o nosso compromisso em continuar movimentar uma das indústrias mais importantes do país
O pedido de desculpas do Spoleto veio após o banco Bradesco se desculpar por uma propaganda sobre o consumo de carne
Não muito diferente da propaganda veiculada pelo Spoleto, nas últimas semanas uma propaganda do banco Bradesco incentivando o consumo sustentável circulou nas redes sociais, sendo também muito criticada.
Com a repercussão negativa, o Bradesco divulgou uma carta aberta com a intenção de se retratar com os produtores rurais, agropecuaristas e com o agronegócio de modo geral.
A campanha do banco consistia no aplicativo da instituição que permite que os seus clientes calculem a sua própria pegada de carbono. Na propaganda três influenciadores dão dicas de preservação ambiental e atitudes que podem reduzir os impactos, onde uma dessas dicas era a redução do consumo carne, iniciando assim o movimento conhecido como “segunda-feira sem carne”.
A publicidade do Bradesco foi criticada entre diversas entidades e também por políticos que possuem algum tipo de ligação com o agronegócio.
Leia abaixo a carta aberta divulgada pelo banco Bradesco:
CARTA ABERTA AO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Ao longo de seus quase 79 anos de história o Bradesco apoiou de forma plena o segmento do agronegócio brasileiro, estabelecendo parcerias sólidas e produtivas. Tal opção é baseada em sua crença indelével nesse segmento enquanto vetor de desenvolvimento social e econômico do país.
Contudo, nos últimos dias lamentavelmente vimos uma posição descabida de influenciadores digitais em relação ao consumo de carne bovina, associadas à nossa marca.
Importante dizer que tal posição não representa a visão desta casa em relação ao consumo da carne bovina.
Pelo contrário.
O Bradesco acredita e promove direta e indiretamente a pecuária brasileira e por conseguinte o consumo de carne bovina.
Diante do ocorrido, medidas foram imediatamente tomadas incluindo a remoção do conteúdo de ambiente público, e, além disso, ações administrativas internas severas.
Dessa forma, reiteramos nossa lamenta pelo ocorrido e reforçamos mais uma vez nossa crença irrestrita na pecuária brasileira.
*Com informações do Canal Rural