A Romaria de Trindade 2023, na região central de Goiás, começou no dia 23 de junho e vai até 2 de julho. A festa tem forte relação com o agronegócio, já que a história conta que um trabalhador do campo, encontrou a imagem da Santíssima Trindade que deu origem à festa, enquanto lavrava a terra com uma enxada.
Hoje, produtores rurais mantém a tradição do campo, indo para o município de carros de bois, cavalos e mulas. As comitivas saem do interior do estado até 20 dias antes da Romaria começar, percorrem as vezes mais de 300 quilômetros rumo à Capital da Fé, para receberem as bênçãos e participarem do tradicional desfile de carreiros, cavaleiros e muladeiros.
Romaria de Trindade e o agronegócio
São mais de 180 anos de fé e devoção no Divino Pai Eterno. A história conta que a Romaria começou por volta de 1840, com o casal Constantino Xavier e Ana Rosa Xavier, que trabalhavam perto a um córrego conhecido como Barro Preto, a cerca de 20 quilômetros da Campininha das Flores, atual bairro de Campinas, na capital de Goiânia.
Durante a lida no campo, a enxada de Constantino acertou um medalhão, de aproximadamente 8 centímetros, onde estava representada a Santíssima Trindade – Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo – coroando a Virgem Maria.
Cheios de fé e acreditando que aquele era um sinal divino, eles levaram a imagem para casa, que hoje é a região de Trindade. Encomendaram uma réplica de cerca de 30 cm e a colocaram em um altar, dali em diante, a família e os vizinhos vinham para rezar em frente a imagem e a peregrinação começou, no que se tornou depois um Santuário.
Da oração em pequenos grupos, a notícia se espalhou rápido, junto com uma sucessão de milagres atribuídos ao Divino Pai Eterno. De lá pra cá, foi estruturada na região de Trindade, a Capital da Fé dos goianos, que recebe milhares de pessoas todos os anos.
De um simples gesto de fé a Deus, a Romaria se transformou no maior evento religioso do Centro-oeste, segundo maior do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Pai Eterno.
Romaria dos Carros de Boi
Os produtores rurais católicos já começam a preparar a boiada meses antes, com treinamento para que os animais trabalhem com os carros de boi. Eles constroem ou encomendam os carros e preparam a tralha para cumprir a tradição com suas famílias.
Costume que é mantido, porque os carros de boi, cavalos e mulas, eram os primeiros meios de transporte do campo e auxiliam na lida das produções agrícolas. O carro de tração animal puxado por dois bois, foi muito utilizado no Brasil entre os séculos 18 e 19, abrindo muitas estradas.
Por isso, a Romaria de Carros de Bois de Trindade, está diretamente relacionada às antigas tradições da vida rural. Ainda hoje, muitos conservam essa cultura, reunindo suas famílias e amigos nas fazendas do interior de Goiás, deixando as suas atividades de pecuária e agricultura, para ir à Capital da Fé, agradecer ao Pai Eterno pelas bênçãos.
Para muitos, o som do carro de boi e da tropa são só barulhos, mas para eles é um anúncio, que traz à memória momentos de devoção de toda uma vida. Cansados de dias de estrada de chão, eles suportam a caminhada em gratidão a Deus.
Desfile dos Carros de Boi
No dia 29 de junho, acontece a Romaria 2023 dos Carros de Boi, Cavaleiros e Muladeiros, a partir das 7h30, na Praça da Igreja Matriz, onde receberão a bênção, e seguirão até o Carreiródromo para o tradicional desfile.
O desfile de carros de boi foi eleito Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. Em 2023, a expectativa da Associação de Carreiros de Goiás, é que a festa receba mais de 300 carreiros, cavaleiros e muladeiros.
Programação Romaria de Trindade 2023
A Romaria de Trindade 2023 tem como tema “O Pai Eterno nos chama e envia” e a expectativa é que nos 11 dias de festa, receba cerca de três milhões de pessoas. A programação conta com mais de 180 celebrações, entre missas, novenas, procissões e orações do terço. Veja toda a agenda da Romaria clicando aqui.
Conheça mais da Romaria no Documentário A História do Medalhão da Afipe (Associação Filhos do Pai Eterno).