O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) abriu as inscrições para 4.295 vagas nos cursos técnicos de Nível Médio em Agricultura, Agronegócio, Agropecuária, Florestas, Fruticultura e Zootecnia.
As capacitações são gratuitas e na modalidade a distância para o primeiro semestre de 2025. Jovens e adultos de todo o Brasil podem se inscrever até 17 de janeiro.
Cursos técnicos do agronegócio
Os cursos gratuitos têm duração média de 2 anos com boa parte da carga horária a distância e uma pequena parcela presencial oferecidos em 25 estados e no Distrito Federal em 266 polos de apoio presencial.
Possui reconhecimento do Ministério da Educação, garantindo diploma válido em todo o território nacional.
Curso Técnico em Agricultura
O curso oferece o desenvolvimento das competências profissionais necessárias para o planejamento, execução e controle do processo de produção e mecanização agrícola, com visão ampla e sustentável do Agronegócio.
Curso Técnico em Agronegócio
A capacitação forma profissionais técnicos para atuarem na produção rural, agroindustrial, comercial e de serviços: da gestão à operação no conjunto das cadeias produtivas do agro.
Curso Técnico em Agropecuária
Oferece o desenvolvimento das competências profissionais necessárias para o planejamento, execução e controle dos processos de produção animal, vegetal e agroindustrial, com visão ampla e sustentável do Agronegócio.
Curso Técnico em Florestas
A formação técnica promove o desenvolvimento de competências profissionais para participação no planejamento, execução e controle de processos de produção florestal e na indústria de base florestal, abrangendo conhecimentos em legislação técnica, segurança do meio ambiente e responsabilidade social.
Curso Técnico em Fruticultura
O curso forma profissionais técnicos com competências para planejar, executar e controlar os processos da cadeia produtiva de frutas, de acordo com as boas práticas agrícolas, normas técnicas, legislações e necessidades do mercado
Curso Técnico em Zootecnia
A capacitação forma profissionais técnicos aptos para atuarem na produção pecuária e processamento de produtos de origem animal, de acordo com boas práticas, normas técnicas, legislações e necessidades do mercado.
Inscrições
Produtores rurais, seus familiares e colaboradores, têm prioridade na seleção e devem apresentar documento que comprove a atividade rural, além do histórico escolar, certificado de conclusão do Ensino Médio, RG e CPF.
O processo seletivo acontece em duas etapas com análise de documentação e classificação dos inscritos. O candidato que estiver com matrícula ativa em qualquer curso de nível médio do Senar não poderá participar da seleção.
A lista dos candidatos classificados antes dos recursos será divulgada no dia 31 de janeiro de 2025 e o resultado final estará disponível a partir do dia 5 de fevereiro no portal da Rede e-Tec do Senar.
As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de janeiro de 2025. Para acessar o edital da seleção e fazer sua inscrição, acesse: www.senar.org.br/etec .
- Feiras do agronegócio 2024: Veja o calendário de eventos e feiras no Brasil